Mônica de Mesquita Miranda é a 1ª mulher a comandar o Corpo de Bombeiros

bernadetealves.com
Coronel Mônica de Mesquita Miranda é a primeira mulher a Comandar o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal

A Coronel Mônica de Mesquita Miranda se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo mais importante na história Corpo de Bombeiros Militar do Brasil. E o Governo Ibaneis Rocha do Distrito Federal é o protagonista disso.

Mônica de Mesquita Miranda está na corporação desde 1993 quando tinha 23 anos. A psicóloga por formação chega com um olhar voltado para o bem estar dos colegas. Ela sabe que a missão não será fácil pois o cargo de comando é uma vitrine. Coragem, determinação, competência e liderança não lhe faltam.

Mônica Miranda assume no lugar do coronel Alan Alexandre Araújo, que estava no posto desde maio do ano passado. Ela é o 37º comandante-geral a assumir a corporação. Formada em Psicologia, ela atuava na Casa Militar do Governo do Distrito Federal (GDF) desde novembro de 2020. Oficial do Quadro de Combatentes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, a coronel Mônica já foi ouvidora da Casa Militar do Distrito Federal.

bernadetealves.com
Mônica de Mesquita Miranda é a primeira mulher a Comandar o Corpo de Bombeiros

“É um momento muito sublime e muito importante na minha vida. Além de ser uma alegria imensa, é uma responsabilidade muito grande também”, disse a nova Comandante. “Ingressei aqui muito antes do quadro feminino. Fui estagiária de psicologia aqui. Tive um professor que dava aula para o Curso de Formação de Oficiais, o CFO e, conversando com ele, consegui dar aula na Academia de Bombeiros Militar para os cadetes”, conta com alegria.

“Foram 28 anos institucional. Nisso, tive oportunidade de trabalhar na ouvidoria da Casa Militar, e depois eu tive a satisfação de trabalhar na Secretaria de Segurança Pública. Foram dois momentos significativos na minha carreira. Saí um pouco da ‘caixinha’ do CBMDF e vi que havia um mundo lá fora”.

Em 2021 Mônica se tornou Coronel e achou que iria finalizar seu tempo de serviço na área. “Só que Deus me proporcionou uma dádiva muito grande. Não só estou voltando como sou comandante-geral, o que é um desafio. Representar toda essa população é uma alegria muito grande. É tudo muito intenso”, diz emocionada.

bernadetealves.com
Coronel Mônica de Mesquita é a 1ª mulher a Comandar o CBMDF

“Quero fazer jus ao cargo que ocupo. No caminhar desses 30 anos, a corporação foi aprimorando. Equipamos a corporação, trouxemos equipamentos de proteção individual, conseguimos viaturas de primeiro mundo e estamos em um processo de capacitação de excelência”.

A nova Comandante diz que terá um olhar especial para a saúde e qualidade de vida dos colegas. “Equipamento você troca, viatura você troca, mas o humano não”.

Viva o protagonismo feminino e o empoderamento das mulheres.

Fotos: Divulgação