Domingo de Ramos: celebra “Aquele que vem em nome do Senhor”

bernadetealves.com
Domingo de Ramos: a celebração da entrada de Jesus em Jerusalém

O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa. A data celebra a entrada de Jesus em Jerusalém em um Jumento e aclamado por multidões como “Aquele que vem em nome do Senhor”. É tempo de nos conectar com Deus e fortalecer nossa fé por meio das lições que Ele nos deixou.

Com a entrada de Jesus em Jerusalém, dá-se o reconhecimento de que Jesus é o Filho de Deus. As comunidades religiosas levam ramos verdes de palmeiras para Celebrar a Entrada Triunfal, cantando: “Bendito o que vem em nome do Senhor”.

O povo que o aplaudia tinha visto Jesus ressuscitar Lázaro de Betânia e estava maravilhado pensando que fosse um Messias político, libertador social, que fosse arrancar Israel das garras de Roma a devolver-lhe a liberdade. Ele não era um Messias temporal e político como o povo pensava. Jesus era o grande Libertador do pecado, a raiz de todos os males,

O Senhor entrou na grande cidade de Jerusalém em um jumentinho, expressão da pequenez terrena. Ele não é um Rei deste mundo. O Domingo de Ramos mistura os gritos de Hosana com os clamores da Paixão de Cristo.

Os ramos relembram nosso batismo, eles significam a vitória: “Hosana ao Filho de Davi: bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; hosana nas alturas”. Os ramos santos nos lembram que somos batizados, filhos de Deus, membros de Cristo, participantes da Igreja e defensores da fé católica.

Sentido da Procissão de Ramos

É mostrar essa peregrinação sobre a Terra que cada cristão realiza a caminho da vida eterna com Deus. Ele nos lembra que somos apenas peregrinos neste mundo tão passageiro.

O Domingo de Ramos nos ensina que seguir Cristo é renunciarmos a nós mesmos. Ele nos arranca das comodidades e das facilidades, para nos colocar diante d’Aquele que veio ao mundo para salvá-lo.

Para vivermos bem a Semana Santa precisamos abrir o nosso coração. Abraçar o sofrimento que Jesus viveu, abraçar a Cruz para colhermos destes sofrimentos, das experiências da nossa vida, as graças redentoras que o Senhor tem para nós.

Fotos: Reprodução