Nossa Senhora de Fátima: a Virgem Maria dos tesouros de graças, é celebrada em 13 de Maio

Neste 13 de Maio comemoramos o dia de Nossa Senhora de Fátima. Nesse mesmo dia, no ano de 1917, Nossa Senhora fez sua primeira aparição. Nossa Senhora do Rosário de Fátima, é uma das invocações atribuídas à Virgem Maria.
Quando dizemos ‘Nossa Senhora’, estamos sempre nos referindo a uma única e mesma pessoa: Maria, a mãe de Jesus.


A Santa é celebrada mundialmente, mas Portugal pode ser considerado como sua “terra natal” – Fátima é o nome da cidade lusitana em que, segundo os devotos, ocorreu sua aparição, há pouco mais de 100 anos.
Nossa Senhora de Fátima teve origem na cidade de Fátima, uma cidade de Portugal onde três crianças analfabetas, que pastoreavam ovelhas da família: Lucia de Jesus Santos, com 10 anos e seus primos Francisco Martos de 9 anos e Jacinta Martos de 7 anos, tiveram a visão de Nossa Senhora. O fato aconteceu na Cova da Iria, no ano de 1917.

Foram seis aparições, todo dia 13, de maio a outubro daquele ano. Desde então, fiéis do mundo inteiro prestam homenagens à santa em 13 de maio.
Nos encontros, a figura que apareceu ao trio teria se identificado como “Senhora do Rosário” e foi descrita como uma mulher brilhante, envolta em luz. Houve pedidos: que as crianças rezassem muito e que aprendessem a ler.
Na aparição de julho, Nossa Senhora teria, então, revelado ao trio algo que ficou conhecido como “Segredo de Fátima”. E aqui a história ganha ares ainda maiores de mistério, já que o conteúdo da mensagem ficou oculto por anos. O segredo de Fátima teve os dois primeiros “capítulos” revelados em agosto de 1941, em um livro escrito por Lúcia.

Nossa Senhora transmite mensagem de esperança e de advertência quanto aos perigos para a humanidade e para os fiéis da Igreja. Em sua aparição falou sobre os erros da Rússia, e também da grande perseguição da Igreja, do Santo Padre e dos riscos das almas que caem no inferno.
Os bons serão martirizados, O Santo Padre sofrerá muito. Nossa Senhora diz a Francisco e Jacinta que morreriam em breve e iriam para o céu, entretanto Lúcia deveria permanecer ainda por muitos anos no mundo para promover a devoção ao Imaculado Coração de Maria.
Oração de Nossa Senhora de Fátima que rezamos até hoje

Em uma das aparições, Nossa Senhora ensinou esta oração aos meninos. Ela foi acrescentada na reza do Rosário: Quando rezarem o terço, digam após cada mistério: Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem.
Nossa Senhora de Fátima no Brasil
Trazida pelos imigrantes portugueses, a devoção a Virgem de Fátima rapidamente se tornou uma das devoções marianas mais populares no Brasil. Os fiéis costumam organizar novenas ou trezenas em honra deste título de Nossa Senhora e, apesar de não ser dia santo de guarda, muitos fiéis vão à missa neste dia.

Há várias paróquias e capelas que tem Nossa Senhora de Fátima como padroeira. É comum encontrar a sua imagem nas igrejas brasileiras, o que faz com que Nossa Senhora de Fátima seja tão popular como Nossa Senhora Aparecida.
A imagem de Nossa Senhora de Fátima veio de Fátima, Portugal em 1953. Feita de madeira (pinho de riga) entelhada, policromada por autor desconhecido. Na imagem, Maria se apresenta de pé, vestida de branco, com o rosário pendendo de suas mãos unidas sobre o peito. Sobre sua cabeça, vê-se um véu branco e a coroa real. Seus pés pousam sobre um tufo de nuvens. Em 1987, a imagem foi restaurada pela senhora Eunice Vivacqua Von.
Nossa Senhora de Fátima em Brasília

A Igreja Nossa Senhora de Fátima, também conhecida como Igrejinha da 307/308 Sul, foi o primeiro templo católico em alvenaria a ser erguido em Brasília, inaugurado em 28 de junho de 1958.
Após a pedra fundamental em 26 de outubro de 1957, a igreja foi construída em cem dias, com o objetivo de pagar uma promessa da primeira-dama Sarah Kubitschek, feita em agradecimento pela cura sua filha Márcia.

A capela foi projetada por Oscar Niemeyer, com projeto estrutural de Joaquim Cardozo. Sua arquitetura simples parte de três pilares que sustentam uma laje triangular inclinada que faz referência a um chapéu de freiras. Em sua fachada encontram-se azulejos de Athos Bulcão. Os afrescos com bandeirolas e anjos de Alfredo Volpi, foram cobertos por tinta azul em uma reforma ocorrida na década de 1960.
A nave da igreja é composta por uma parede única curva em forma de “U” que serve de sustentação para a laje de concreto armado. No fundo do “U” forma-se uma sacristia secreta com a sobreposição de uma semi parede reta.

Na parte externa, a parede é toda revestida por azulejos criados por Athos Bulcão. Esse é o único painel de Athos com estampa figurativa: a Estrela de Belém, que guiou os Reis Magos até o Menino Jesus e a Pomba, que representa o Espírito Santo.
Na Cerimônia de inauguração em 28 de junho de 1958, Dona Sarah Kubitschek descerrou a placa comemorativa, que está até hoje na igreja com os seguintes dizeres: “Este Santuário, primeiro de Brasília, foi por mandado erigir em honra a N. S. de Fátima, por iniciativa da Sra. Sarah Kubitschek em cumprimento de uma promessa”. Dom Armando Lombardi deu a bênção inaugural.


Além da Igrejinha, os brasilienses também ganharam um Santuário em homenagem à Nossa Senhora de Fátima. O templo fica no Plano Piloto na SGAS 906 sul e é administrado pelos Freis Capuchinhos Brasil Central.
A interessante e peculiar arquitetura exterior é formada por uma série de cúpulas, que formam a nave da Igreja.


Das três crianças que viram a aparição de Nossa Senhora, em Fátima, Portugal, duas foram canonizadas pelo Papa Francisco, em 2017: os irmãos Francisco Marto e Jacinta Marto, que morreram ainda crianças, respectivamente, em 1920 e 1919, após contraírem gripe espanhola.
A terceira vidente, Lúcia Rosa dos Santos, tornou-se religiosa e adotou o nome de Irmã Maria Lúcia de Jesus do Coração Imaculado. Ela faleceu no dia 13 de fevereiro de 2005, aos 97 anos de idade. Este caso está em análise no Vaticano.
Nos anos 1960, quando Portugal começou a travar guerras com as então colônias de Angola, Moçambique e Guiné-Bissau, Nossa Senhora de Fátima ganhou o apego dos soldados. E, a partir do atentado à vida do papa João Paulo 2º, Fátima se tornou ainda mais popular. Fátima é um grande centro de turismo religioso.
Oração a Nossa Senhora de Fátima
Santíssima Virgem, que nos montes de Fátima vos dignastes revelar a três humildes pastorinhos os tesouros de graça contidos na prática de vosso Rosário, incuti profundamente em nossa alma o apreço em que devemos ter com essa devoção, para Vós tão querida, a fim de que, meditando os mistérios da Vossa Redenção que nela se comemora, nos aproveitemos de vossos preciosos frutos e alcancemos a graça, que vos pedimos nesta oração, se for para maior glória de Deus, honra vossa e proveito de nossas almas. Amém.
Rainha do Santíssimo Rosário, rogai por nós!
Fotos: Reprodução e Arquivo Nacional