Agosto Lilás: mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher

bernadetealves.com
Agosto Lilás: mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher

Agosto chegou e foi colorido de lilás para relembrar que o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher é diária. Não se cale, denuncie. Ligue 180.

Agosto Lilás nasceu com o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando as denúncias de agressão, tentando levar informação e conscientizar a população.

A escolha da cor lilás representa a luta das mulheres, na década de 70, após o processo de auto-organização do movimento feminista. A cor adotada, ao invés do rosa ou azul, simboliza um conceito de igualdade entre mulheres e homens. 

bernadetealves.com
Agosto Lilás: o silêncio mata, nossa voz representa a mudança, Ligue 180

A campanha Agosto Lilás 2023, desenvolvida anualmente pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, em comemoração ao aniversário da Lei Maria da Penha (Lei Nº 11.340, de 7 de agosto de 2006), que completa 17 anos. As ações da campanha são realizadas pela Secretaria da Mulher, em parceria com a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e a Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal, e têm por objetivo contribuir para conscientizar a sociedade sobre o tema do enfrentamento à violência contra as mulheres, em suas diversas formas.

bernadetealves.com
Agosto Lilás: enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher é diário

As atividades da campanha “Agosto Lilás” incluem o tradicional acendimento das luzes do Congresso Nacional na cor lilás. Em 2022, foi sancionada a Lei 14.448/2022 que institui, em âmbito nacional, o Agosto Lilás como mês de proteção à mulher, destinado à conscientização para o fim da violência contra as mulheres.

Lutar contra a violência é um direito de todos. O silêncio mata. Denuncie todo tipo de agressão contra a mulher. Ligue 180.

Fotos: Reprodução