Dia Nacional do Voluntariado: generosidade, acolhimento e cuidado

bernadetealves.com
Dia Nacional do Voluntariado: acolhimento e cuidado

Celebramos nesta segunda-feira, o Dia Nacional do Voluntariado, instituído no Brasil pela Lei nº 7.352, em 28 de agosto de 1985, mas foi regulamentado somente na década de 1990 pela Lei nº 9.608.

A criação da data tem como propósito fazer com que o espírito de solidariedade se espalhe pelo mundo através de diferentes ações realizadas em vários países.

Uma das formas mais transformadoras de participação cidadã, contribuindo para a construção de um lugar muito melhor para todos.

Realizar trabalho voluntário é uma forma de contribuir ativamente para um mundo melhor. Por meio do voluntariado, a gente tem a oportunidade de conhecer histórias extraordinárias que impactam vidas. Essa troca de experiências nos permite exercitar a empatia e a sensibilidade.

Voluntário é “aquele que se compromete com um trabalho, ou assume a responsabilidade de uma tarefa, sem ter a obrigação de o fazer.”  Muita gente diz que não tem tempo para ser voluntário. Mas quem já atuou em uma ação sabe o quanto é gratificante, o quanto faz bem para a alma.

bernadetealves.com
28 de agosto – Dia Nacional do Voluntariado

Quando trabalhamos em uma ação voluntária é comum nos depararmos com histórias de abandono, famílias passando fome, doenças, animais em situação de abandono, ou outras situações que nos deixam comovidos.

O trabalho voluntário surgiu como forma de a sociedade civil exercer uma cidadania ativa, contribuindo para o bem comum e interesses coletivos. Percebe-se o importante papel dos voluntários na construção de um mundo melhor.

No trabalho voluntário, cada pessoa contribui na medida de suas possibilidades e com o tempo livre de que dispõe. As formas de ação voluntária são variadas e podem ser prestadas presencialmente ou à distância: realizando ações individuais; participando de campanhas; juntando-se a grupos comunitários; trabalhando em organizações sociais; participando de projetos públicos ou sendo voluntário em escolas e hospitais.

bernadetealves.com
Trabalho voluntário: passaporte para a generosidade e aumento da autoestima

Nossa homenagem a todos que fazem a diferença na vida de tantas pessoas. Que generosamente doam seu tempo, energia e talento de maneira espontânea e não remunerada em prol de causas sociais, motivadas por valores de participação e solidariedade.

Viva as pessoas que descobriram na generosidade o passaporte para o seu bem-estar e o aumento da autoestima, conquistando satisfação consigo mesmo e com a vida.

Fotos: Reprodução