Dia Árvore: data para valorizar a força e a beleza da natureza

Celebramos neste 21 de setembro o Dia da Árvore, símbolo de equilíbrio da vida. A data, que foi escolhida por estar próxima ao inicio da primavera, tem por objetivo conscientizar todos os membros da sociedade a respeito da importância das árvores para o meio ambiente e também para nós, seres humanos.

As árvores são cheias de magia, o verde em suas folhas traz esperança para a vida. Elas têm papel fundamental para a vida dos seres vivos. Elas ajudam a compor parte da água que bebemos, nos dão frutos e conservam a quantidade ideal de oxigênio no ar e fornecem sombra. É fundamental entender que as árvores são indispensáveis à vida.
O ditado “sombra e água refresca” faz total sentido quando trata-se da copa das árvores. As copas são capazes de fornecer sombra e equilibrar a temperatura na região que ocupa. Devido a isso, são capazes de deixar o ambiente mais ameno e tranquilo. Além do mais sua copa é ideal para quem busca refrescar-se, ter um momento de lazer ou, até mesmo, exercer alguma atividade intelectual ao ar livre.

Os povos indígenas brasileiros sempre cultuaram a árvore como símbolo da vida, de modo especial à época da chuva ou quando preparavam a terra para semear.
Em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou o pau-brasil a Árvore Nacional e o ipê-amarelo, da espécie Tabebuia vellosoi, a Flor Nacional.
O pau-brasil é uma árvore nativa do Brasil e sua exploração foi a primeira atividade econômica realizada pelos portugueses, quando chegaram aqui, no século XVI. A exploração dessa árvore foi tão intensa que a árvore quase foi extinta. Para mostrar a sua importância ela foi plantada nos parques e áreas residenciais de Brasília. Encanta os brasilienses pela beleza e delicadeza de suas flores.



A escolha da flor do ipê levou em conta o fato da espécie estar presente em todas as regiões do país, e principalmente pelo tom vibrante das suas flores. Conhecidos por sua beleza e pela resistência e durabilidade de sua madeira, os ipês foram muito usados na construção de telhados de igrejas dos séculos XVII e XVIII.

Cada região do Brasil possui uma árvore símbolo diferente:
- no norte, a castanheira;
- no nordeste, a carnaúba;
- na região centro-oeste, o ipê amarelo;
- na região sudeste, o pau-brasil;
- e na região sul, a araucária.

As árvores e as florestas as quais compõem, são parte da riqueza existente no Planeta, fundamentais para a manutenção da vida na Terra. Entre suas diversas funções, estão o aumento da umidade do ar causada pela evapotranspiração, a produção de oxigênio pelo processo de fotossíntese, manutenção de temperaturas mais amenas, a sombra e abrigo para diversas espécies de seres vivos que dependem da manutenção de seus habitats para sobrevivência. Ademais, as árvores evitam ou retardam os processos de erosão do solo e podem fornecer alimento dependendo da espécie.

Além dos benefícios naturais advindos das árvores e florestas, existem as implicações econômicas através da extração de madeira e celulose, bem como de substrato para a fabricação de remédios pela indústria farmacêutica.

Este bem natural é de extrema importância e por isso é preciso salientar a urgência para a conscientização e preservação dele, com a redução do desmatamento e aumento de áreas de reflorestamento. Preservar as florestas reflete na preservação de todo o ecossistema, inclusive na manutenção da qualidade de vida humana.

Que o dia 21 de setembro alerte para a importância e urgência da pauta ambiental dentro e fora das instituições. Que as ações individuais reforcem o compromisso com a preservação do meio ambiente e que haja apoio às entidades envolvidas nessa causa.

A falta de arborização compromete a qualidade de vida. A redução do número de árvores e de áreas verdes, que muitas vezes dão lugar aos prédios, ruas e avenidas, comprometem a manutenção do microclima e da fauna, além da capacidade natural de redução de materiais tóxicos no ambiente. O resultado é uma pior qualidade de vida dos habitantes.

A América do Sul é um verdadeiro tesouro quando se trata de flora e fauna. Dentre as árvores imponentes que se destacam, está o Ombu. Com sua aparência única e propriedades medicinais, essa árvore tem sido objeto de estudo e admiração por muitos anos.

As árvores contam histórias, se movem soltando suas palavras ao vento! Então sejamos como elas, fortes em suas raízes, destemidas em seus caules, suaves como as folhas e doces como os seus frutos.
Fotos: Reprodução