Lucas Aguiar é campeão brasileiro de xadrez absoluto de 2023

bernadetealves.com
Brasiliense Lucas Aguiar é campeão brasileiro de xadrez absoluto de 2023

O brasiliense Lucas Aguiar Cunha, Mestre Fide, é o grande campeão brasileiro nos estilos Rápido e Blitz de 2023. As duas conquistas do enxadrista do Distrito Federal aconteceram nos dias 23 e 24 de setembro, em Teresina/PI, na disputa do Campeonato Brasileiro Absoluto que além do título garantiu a vaga para o Mundial.

bernadetealves.com
Campeões no estilo Blitz: Lucas Aguiar, Darcy Lima e Gidelson Ferreira

A competição no estilo Blitz reuniu 63 enxadristas e teve como vice-campeão o GM Darcy Lima e Gidelson Ferreira, representante piauiense, em terceiro lugar. A disputa do ritmo rápido registrou 50 inscritos e teve os potiguares Vitor Firmo como vice-campeão e Davi Alves, em terceiro lugar.

O presidente da CBX, Máximo Igor Macedo, considerou um sucesso a competição nacional que vem crescendo a cada ano em número de participantes. “O Brasileiro Rápido e Blitz em Teresina foi um sucesso absoluto, uma vez que congregou enxadristas de diversas partes do país em busca do título e de uma vaga para o Mundial, batendo recorde de participação no ritmo Blitz. Essa competição está crescendo a cada ano, tornando esses ritmos cada vez mais importantes em comparação ao ritmo clássico. Além disso, duas merecidas homenagens foram realizadas aos baluartes do xadrez piauiense, José Gomes e Luís Carlos Sales, o que tornou o evento ainda mais especial”.

bernadetealves.com
Campeões no estilo Rápido: brasiliense Lucas Aguiar, e os potiguares Vitor Firmo como vice-campeão e Davi Alves, em 3º

O Campeonato Brasileiro Absoluto Rápido e Blitz em Teresina também ficou marcado pela homenagem prestada pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) ao médico e enxadrista Dr. José Gomes e ao presidente da Federação Piauiense de Xadrez, Luís Carlos Sales, pelas relevantes contribuições e serviços prestados ao xadrez do Piauí e do Brasil.

bernadetealves.com
Confederação Brasileira de Xadrez homenageia o médico e enxadrista Dr. José Gomes e o presidente da Federação Piauiense de Xadrez, Luís Carlos

Para o presidente da Federação Piauiense de Xadrez, Luís Carlos, o Brasileiro superou todas as expectativas. “O evento superou nossas expectativas, pois foi superior a quantidade de participantes do campeonato de 2022. No xadrez rápido, participaram 50 enxadristas de estados brasileiros e várias cidades piauienses. No xadrez blitz, participaram 63 inscritos”.

Segundo a Confederação Brasileira de Xadrez, a lenda do xadrez brasileiro é o gaúcho de Santa Cruz do Sul, Henrique Mecking (1952), o Mequinho.

Luis Paulo Supi é o atual campeão Brasileiro de xadrez, e Jogador número 1 do Brasil, nasceu na cidade de Catanduva/SP, é brasileiro enxadrista melhor classificado no Ranking FIDE, ele ocupa a posição 242 no mundo.

O xadrez surgiu no sudoeste da Europa na segunda metade do século XV, durante o Renascimento Cultural. Até hoje um dos jogos mais populares do mundo, o xadrez pode ser levado para a aula de Educação Física de forma simples e divertida. É uma ótima opção para estimular a criatividade, a concentração,  raciocínio critico e tomada de decisões.

Fotos: Divulgação