Dia do Saci: personagem do folclore brasileiro


Com o objetivo é valorizar a cultura nacional, o Brasil comemora o Dia do Saci, nesta terça-feira, 31 de outubro. A data foi definida em 2003, por meio do projeto de lei nº 2.763/2003. Dez anos depois, a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados elaborou o projeto de lei nº 2.479/2013, que consolidou o dia 31 de outubro como o Dia do Saci.
A escolha do 31 de outubro foi para se contrapor ao Dia das Bruxas (Halloween), festejado nos Estados Unidos e em outros países de língua inglesa, visando reduzir a supervalorização dos elementos culturais estrangeiros e valorizar o folclore e cultura popular brasileira, resgatando mitos, tradições e histórias.
O objetivo por trás do Dia do Saci está relacionada à valorização da cultura e elementos folclóricos do Brasil. Com o avanço da globalização e influência de países como os Estados Unidos no Brasil, é comum que os elementos culturais dessas nações comecem a se popularizar em nosso país, causando um distanciamento dos brasileiros em relação à própria cultura.
Uma das principais metas em celebrar o Dia do Saci é chamar a atenção para as lendas nacionais que são pouco difundidas. Este é um dia de contar estórias e libertar todos os sacis. E, principalmente valorizar o folclore brasileiro e a cultura nacional, junto a seus mitos, tradições e histórias.
Vamos resgatar lendas do nosso folclore, tradições e toda a riqueza cultural deste imenso Brasil. Ensinar às crianças que o país também tem seus mitos, difundindo a tradição oral, a cultura popular e infantil, os mitos e as lendas brasileiras e parar de supervalorizar elementos culturais de outros países em detrimento dos nossos.
Quem é o saci-pererê

O saci-pererê é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. A lenda revela que o saci é um negro jovem de uma só perna, portador de uma carapuça sobre a cabeça que lhe concede poderes mágicos. O ser místico que habita as florestas.
O saci-pererê é considerado uma figura brincalhona, que se diverte com os animais e as pessoas, fazendo pequenas travessuras que criam dificuldades domésticas, assustando viajantes noturnos com seus assovios – bastante agudos e difíceis de serem localizados.
O mito do saci-pererê existe pelo menos desde o fim do século 18 ou começo do século 19. Tem sua origem presumida entre os índios da região das Missões, no sul do país, de onde teria se espalhado por todo o território brasileiro.
Fotos: Reprodução