Desembargador Cruz Macedo, presidente do TJDFT, é Cidadão Honorário de Brasília

bernadetealves.com
Mônica Macedo, Desembargador Cruz Macedo, deputado Wellington Luiz e a vice-governadora Celina Leão

A Câmara Legislativa do Distrito Federal agraciou com o Titulo de Cidadão Honorário de Brasília o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, desembargador Cruz Macedo. A iniciativa da distinção foi do deputado Wellington Luiz, presidente da Casa.

A solenidade foi presidida pelo deputado Wellington Luiz, na companhia do homenageado e da sua esposa Mônica Macedo, da vice-governadora Celina Leão, do ministro do STM Artur Vidigal, do presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e Procurador Especial do Idoso, Deputado Chico Vigilante e do Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT), Georges Seigneur.

A Sessão Solene foi realizada no dia 10 teve a presença de diversas autoridades como o Ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do Superior Tribunal de Justiça; da Ministra Vera Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral; e do presidente do TRE/DF, desembargador Roberval Belinati.

bernadetealves.com
Deputado Wellington Luiz, presidente da Câmara Legislativa do DF

A cerimônia também foi prestigiada pelo Desembargador Sérgio Rocha, 2º Vice-Presidente do TJDFT; pelos Desembargadores Maria de Lourdes Abreu, Mario-Zam, Héctor Valverde e José Firmo; pelos Juízes Auxiliares da Presidência Luis Martius Júnior e Caio Brucoli; o presidente da Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal, Fernando Freitas; autoridades de outros poderes, familiares e amigos do homenageado.

José Cruz Macedo é natural de Mauriti, no estado do Ceará. Chegou em Brasília em 1979 e foi advogado e juiz do Tribunal Regional Eleitoral do DF. Em 2002, foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, onde continua atuando. Sua trajetória e marcada pela dedicação à justiça e ao Direito.

bernadetealves.com
CLDF realiza sessão de entrega do Titulo de Cidadão Honorário de Brasília ao Desembargador Cruz Macedo

O deputado Wellington Luiz destacou a importância do homenageado para a cidade. “O desembargador Cruz Macedo apresenta uma trajetória profissional extensa e repleta de trabalhos relevantes para a justiça e para Brasília. Esta Casa é muito criteriosa quando concede o título de cidadão honorário de Brasília, portanto estamos muito felizes com essa justa homenagem. Brasília se engrandece com nomes como o do desembargador entre seus cidadãos”, afirmou Wellington.

Emocionado com a homenagem, o desembargador Cruz Macedo lembrou de sua história e agradeceu a CLDF pelo honroso título. O Presidente do TJDFT externou o amor por Brasília e falou sobre o papel fundamental que a família exerceu e exerce em sua vida. “Aprendi com meus pais que a melhor maneira de vencer na vida é ter fé, ser correto, estudar, trabalhar muito, ter coragem de enfrentar qualquer dificuldade e não desistir. Com esse objetivo vim para Brasília e posso garantir que aqui sou muito feliz”, afirmou o presidente.

bernadetealves.com
Desembargador Cruz Macedo, presidente do TJDFT, é Cidadão Honorário de Brasília

“Esse título é um dos mais importantes que já recebi na minha carreira. Esse título muda a minha vida. A partir de agora eu sou conterrâneo dos brasilienses, dos candangos. Vou carregar esse reconhecimento por toda a minha vida. Desde jovem, sempre tive muito interesse por Brasília. Cheguei em fevereiro de 1979. Naquele período, a vida institucional era muito diferente. Não havia liberdade, o regime era militar. Havia censura. Os protestos eram feitos por estudantes e alguns órgãos de imprensa, além das canções de nossos artistas. Brasília cresceu e é claro que tem muitos problemas, mas me encantei pela cidade e continuo encantado até hoje”, disse o novo Cidadão Honorário de Brasília.

O desembargador fez uma homenagem ao Poder Judiciário de Brasília e ressaltou a importância do compromisso de proteger a democracia. “Continuo muito interessado no direito, julgando, trabalhando, estudando, sempre buscando a Justiça, inconformado com as injustiças e as desigualdades. Continuo ouvindo boa música, torcendo pelo glorioso Botafogo, gostando das coisas do campo, acreditando em um Brasil mais justo, mais igual e mais feliz. E sigo apaixonado pela Mônica e encantado por Brasília”, finalizou.

bernadetealves.com
Ministro do STM Artur Vidigal, na sessão de entrega do Título de Cidadão Honorário de Brasília ao presidente do TJDFT, Desembargador Cruz Macedo

O Ministro do Superior Tribunal Militar (STM) Artur Vidigal, amigo pessoal de Cruz Macedo desde os tempos de faculdade, disse estar “extremamente feliz e emocionado por ver essa homenagem a um homem público que fez tanto por essa cidade, e, agora, ter o reconhecimento dessa Casa, que é do povo”.

bernadetealves.com
Desembargador Belinati na sessão de entrega do Título de Cidadão Honorário de Brasília ao presidente do TJDFT

Desembargador Roberval Belinati, presidente do TRE/DF, enalteceu a história de vida do Presidente do TJDFT, que “sempre chamou atenção no tribunal pela qualidade de seu trabalho, segurança na prestação jurisdicional e vocação para a magistratura”.

bernadetealves.com
Celina Leão na sessão de entrega do Título de Cidadão Honorário de Brasília ao presidente do TJDFT

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, exaltou a forma leal como o desembargador lida com tudo e sua total dedicação ao Tribunal de Justiça do DF. “O senhor chegou ao mais alto cargo do TJDFT semeando paz, carinho, amor e respeito”. “Não tem nada que mexe mais com o ser humano do que virar cidadão honorário de sua cidade. E, hoje, a nossa cidade fica mais importante por ter o senhor como cidadão honorário”, disse Celina Leão.

O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT), Georges Seigneur, afirmou ter tido a honra de ter compartilhado seu período como chefe do MP com o Desembargador, com quem enfrentou diversos problemas, em que ambas as instituições tiveram que se ajudar mutuamente para atender o interesse público.

bernadetealves.com
Georges Seigneur, na sessão de entrega do Título de Cidadão Honorário de Brasília ao presidente do TJDFT, Desembargador Cruz Macedo

Mônica Macedo, esposa do desembargador Cruz Macedo, falou sobre o orgulho com a trajetória do marido, que serviu à sociedade de Brasília por diversas vezes. “Quando fiquei sabendo dessa homenagem pela Câmara, meu coração se encheu de alegria. É um justo reconhecimento pela pessoa que ele representa”.

O deputado Chico Vigilante lembrou de histórias vividas com o homenageado nas lutas políticas de Brasília. Na década de 80 nós fundamos a Central Única dos Trabalhadores no DF. Naquele tempo, os sindicatos não tinham dinheiro nem para pagar advogado. Mas havia advogados que se voluntariaram e inclusive arcaram com os custos. Naquela época, eu fui preso por causa de uma greve e o doutor Macedo interviu para me soltar sob fiança. É esse ser humano que estamos homenageando hoje e que merece todos os aplausos da sociedade”

bernadetealves.com
Desembargador Cruz Macedo, Cidadão Honorário de Brasília com o desembargador Sérgio Rocha, ministro Reynaldo Soares da Fonseca, desembargador Belinati e Desembargador Mario-Zam

Fotos: CLDF e TJDFT