Brasília Palace Hotel: hospitalidade pioneira e memória afetiva da história da cidade

bernadetealves.com
Brasília Palace Hotel: lugar que respira história e arte

Neste 15 de abril, Dia Mundial das Artes, instituído pela Unesco para promover o desenvolvimento, a difusão e a promoção da arte, incluindo aí a valorização da educação artística nas escolas, nada mais oportuno que iniciar a semana que antecede o aniversário de 64 anos de Brasília, Patrimônio Mundial da Humanidade, revivendo e sentido a história desta monumental cidade.

bernadetealves.com
Brasília Palace Hotel: memória afetiva da saga de JK e genialidade de Oscar Niemeyer e Athos Bulcão

E o primeiro destaque é um monumento pioneiro, inaugurado antes de Brasília e que é guardião da história e de obras de arte tombadas pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Inaugurado pelo presidente Juscelino Kubitschek em 30 de junho de 1958, o Brasília Palace Hotel, testemunhou a saga da construção de Brasília e reverencia até hoje os personagens que escreveram a história da capital do país.

bernadetealves.com
Brasília Palace Hotel: testemunha da saga da construção de Brasília e recanto de contemplação

O primeiro hotel de Brasília foi projetado por Oscar Niemeyer e tem como marca os famosos pilotis, vãos livres, corredores amplos, quartos com decoração moderna e é guardião de dois painéis enormes de Athos Bulcão e do jipe Rural Willys, que o presidente JK usou em sua última visita à Brasília.

bernadetealves.com
Brasília Palace Hotel é a memória afetiva da cidade monumental de JK

No salão interno, um afresco de fundo azul-turquesa de 26 metros de largura e mais de 3 metros de altura, maior obra pintada por Athos Bulcão, impressiona os visitantes. Um colírio para os olhos e aconchego para a alma. Obra tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

bernadetealves.com
Brasília Palace Hotel: lugar que respira história e arte

Dentre os destaques das 155 acomodações está a Suíte Oscar, com mobiliário assinado, dois ambientes e com uma vista privilegiada para o Lago Paranoá. A piscina em formato ovalado também chama atenção pelo pioneirismo.

bernadetealves.com
Brasília Palace Hotel: hospitalidade pioneira e acolhedora

O restaurante Oscar no térreo do hotel, cercado por um lindo jardim, carrega em seus traços, influências dos anos 1960. O local é utilizado para todas as refeições dos hóspedes, sendo também aberto ao público, inclusive para o café da manhã. Uma experiência gastronômica maravilhosa.

bernadetealves.com
Brasília Palace Hotel: hospitalidade pioneira, acolhedora e bela

O jardim externo é ornamentado por um painel de azulejos azul-anil e branco em contraste com amplas áreas abertas que convidam os hóspedes à contemplação e passeios agradáveis. Árvore gameleira dá um toque especial ao local que respira história e guarda a genialidade de Athos Bulcão.

bernadetealves.com
Brasília Palace Hotel: memória afetiva da história da cidade e guardião de painel tombado de Athos Bulcão

A imensa área verde vai até as margens do Lago Paranoá, permitindo aos hospedes o espetáculo do pôr do sol.

bernadetealves.com
Brasília Palace Hotel: mais que uma hospedagem é um recanto de contemplação
bernadetealves.com
Brasília Palace Hotel: hospitalidade pioneira e memória afetiva da cidade monumental de JK

O importante personagem da história da cidade, sofreu um incêndio em 1978 e ficou de portas fechadas por quase 30 anos. Em 1997 o Governador do DF Cristovam Buarque abriu uma licitação para a reconstrução do Brasília Palace. Quem ganhou o certame e a concessão de exploração do hotel por 30 anos foi a PaulOOctávio, empresa que leva o nome do empresário, político e marido da neta de Juscelino, Anna Christina Kubitschek.

bernadetealves.com
Painéis na área interna retratam a história do Brasília Palace Hotel

A obra que levou pouco mais de um ano para ser construído do zero por JK, precisou de quase 10 anos para ficar exatamente como no projeto original. Um trabalho nada fácil e barato que contou com o apoio do escritório de Oscar Niemeyer e do próprio Athos Bulcão na restauração de seus painéis.

bernadetealves.com
Brasília Palace Hotel: memória afetiva da saga de JK e genialidade de Oscar Niemeyer e Athos Bulcão

Com o projeto de restauração concluído, em setembro de 2006 o Brasília Palace finalmente foi reinaugurado e com a ilustre presença de mais de 40 pioneiros da cidade para sorte da história de Brasília.

bernadetealves.com
Brasília Palace Hotel: mais que uma hospedagem é a história viva da cidade de JK

O histórico hotel teve vários hóspedes ilustres como o Papa João Paulo II, Tom Jobim, Vinicius de Morais, Leila Diniz, rainha Elizabeth, Che Guevara e o próprio presidente Juscelino Kubitscheck ficou hospedado por diversas vezes no Brasília Palace Hotel.

bernadetealves.com
Brasília Palace Hotel: reverência a arte e história da cidade

O Hotel de três andares está situado no Setor de Hotéis e Turismo Norte, próximo ao Palácio da Alvorada e situado às margens do Lago Paranoá. O empreendimento pertence as Organizações PaulOOctavio e está sob a gestão do bisneto de JK André Octavio Kubitschek.

bernadetealves.com
Brasília Palace Hotel, inaugurado antes de Brasília, emoldurado por majestosa árvore gameleira e pelo céu de azul anil

Quem quiser conhecer e reviver a história do Brasília Palace desde a construção até a reconstrução é só conferir as relíquias que ele tem e fazer uma viagem pelo tempo.

bernadetealves.com
Brasília Palace Hotel: guardião do jipe Rural Willys, que o presidente JK usou em sua última visita à Brasília

Fotos: Arquivo pessoal e Divulgação