Prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos da CLDF reconhece ações em prol dos direitos fundamentais

O Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal foi palco na noite de 13 de março da entrega da 7ª edição do Prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos, promovida pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa (CDDHCLP), da CLDF, presidida pelo deputado Fábio Félix do PSOL.
Com o objetivo de manter viva a luta por Justiça e Igualdade, o deputado distrital Fábio Felix, criou em 2019 por meio da Resolução nº 309/2019 a honraria. O nome do prêmio reverencia a memória de Marielle Franco, vereadora carioca executada em 14 de março de 2018. Sua vida foi dedicada à luta por justiça social e à defesa de pessoas vulneráveis.

A premiação tem como objetivo reconhecer e valorizar a atuação de indivíduos e organizações comprometidas com a defesa dos direitos humanos e da cidadania, incentivar ações em prol dos direitos fundamentais e demonstrar o compromisso da CLDF com essa causa essencial.
O deputado Fábio Felix ressaltou a importância de nomear o prêmio em homenagem à vereadora carioca Marielle Franco. “Esse prêmio tem um significado político muito forte para nós. Essas pautas precisam continuar sendo debatidas e discutidas na sociedade. Não podemos nos invisibilizar”.

“Temos muito orgulho de reconhecer iniciativas e trajetórias comprometidas com a defesa dos direitos humanos no Distrito Federal”, disse o parlamentar. Para ele estar a frente de mais uma premiação é uma superação. “Nossa jornada está intrinsecamente ligada às nossas lutas, que nos impulsionam a aspirar à participação política. A ocupação de espaços de poder é um desafio complexo e árduo”.


“Não serei interrompida.” E não seremos: recebo com honra o 7º Prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos, mantendo viva sua luta por justiça e igualdade!, declarou a deputada federal Érika Kokay, homenageada na Categoria Especial.

A diretora de Redação do Correio Braziliense, Ana Dubeux, foi uma das homenageadas pelo ciclo de matérias contra o feminicídio produzido pela equipe do jornal.

Homenageados da 7ª Edição do Prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos



Organização da Sociedade Civil
Associação Brasileira do Pito do Pango (Abrapango)
Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB-DF
Coletivo da Yás do DF e Entorno
Rede Nacional de Operadores de Segurança Pública LGBTI+ (Renosp-LGBTI+)
Ativista
Cynthia Ciarallo
Patrícia Ramiro
Especial
Deputada federal Érica Kokay (PT-DF)
Arte e cultura
Fanfarra Maluvidas
Maracatu do Boiadeiro Boi Brilhante
Rebu — O Bloco
Jornalismo
Ana Dubeux e equipe de reportagem do Correio Braziliense — Ciclo de matérias sobre feminicídio
Empresa
Birosca do Conic
Academia
Andrea Gallassi
Para a OAB/DF, esta homenagem reforça o compromisso institucional com a promoção da diversidade e dos direitos humanos, celebrando uma conquista que inspira a continuidade da luta por uma sociedade mais justa e igualitária.

“É uma grande honra receber esse prêmio, pois realmente a Marielle representou muitas frentes, dentre elas, a frente da luta das mulheres. Infelizmente, sua vida foi interrompida, mas não a sua luta”, declarou Luiza Mayor, do Fanfarra Maluvidas, coletivo de artistas feministas.
Fotos: Reprodução













