Lua tem água congelada em seus polos afirma a Nasa

Gelo na Lua

A agência espacial dos Estados Unidos, informou que foram identificados dois polos na lua que comprovam a existência de superfícies de gelo. São áreas mais escuras, distribuídas de forma irregular e que têm características de formações antigas e distintas. Segundo a Nasa, a maior parte do gelo descoberto está nas crateras, do lado norte, pois ali as temperaturas são baixíssimas por causa da inclinação do eixo de rotação da lua, uma vez que a luz não chega a essa região. No caso do lado sul, a formação de gelo pode ser explicada por outros fenômenos, como o movimento do sistema solar.

Gelo na Lua 3

O precioso elemento está congelado em crateras nos polos do satélite, em regiões que ficam permanentemente à sombra do Sol. E nada de abundância. Apenas cerca de 3,5% da área sombreada possui gelo. Mas já seria o suficiente para ser usado de diferentes formas em futuras missões lunares. O achado está descrito em artigo publicado ontem dia 20 na revista “Pnas”.

Gelo na Lua

“Encontramos evidências diretas e definitivas de gelo de água exposto na superfície das regiões polares lunares”, afirmam os pesquisadores. A equipe é liderada pelos pesquisadores Shuai Li, da Universidade do Havaí e Brown University, dos EUA e Richard Elphic, da Nasa.

Os pesquisadores utilizaram dados captados por um instrumento denominado Moon Mineralogy Mapper (M3), da Nasa, que identificou aspectos específicos sobre a existência de gelo, água e vapor.Disposto na nave não tripulada Chandrayaan-1, lançada em 2008, o M3 foi capaz de identificar a presença de gelo sólido na lua, coletando informações que distinguem água líquida, vapor e gelo sólido.

Gelo na Lua 2

Para os pesquisadores, os processos de acumulação de gelo na Lua se formaram com o acúmulo de compostos voláteis vindos de fora do astro ao longo do tempo. Em Mercúrio ou Ceres, o gelo é mais puro e abundante do que na Lua. “Nesses corpos, a água está integrada desde a sua formação. No caso da Lua, a água veio de agente externo. Por exemplo, da colisão de corpos ricos em água com a superfície lunar”.

Gelo na Lua 5

A existência de água congelada na Lua já havia sido anunciada pela Nasa há algum tempo. O líquido foi localizado no fundo e paredes de crateras nos polos, regiões em que nunca bate Sol. A beleza da ciência, mudar os conceitos sempre que evidências novas e convincentes surgirem.