Ministro Vicente Leal de Araújo é Cidadão Honorário de Brasília

A Câmara Legislativa do Distrito Federal entregou o Título de Cidadão Honorário de Brasília, em sessão solene realizada no Plenário da Casa, ao ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça Vicente Leal de Araújo.

A homenagem foi proposta pelos deputados Joe Valle, Wellington Luiz, Raimundo Ribeiro e Celina Leão. O ministro Leal agradeceu a homenagem com uma poesia escrita por ele: “Nesta noite de luar, o meu céu tem mil estrelas e a minha estrada tem mil luzes. É que hoje a minha alma engrandece e meu espírito exulta com essa homenagem que hoje recebo, clara forte no meu coração nordestino. Não esperava tamanha honraria”, declarou o homenageado.

O presidente da CLDF, deputado Joe Valle, disse em mensagem que “a trajetória profissional e o brilhantismo do Dr. Vicente Leal presenteou Brasília com toda a sua dedicação e sabedoria”.

Nascido em Jaicós, no estado do Piauí, na década de 40, Vicente Leal é o sexto dos 13 filhos de Martinho Xavier de Araújo e Bernadete Maria Leal. Sua trajetória foi trilhada com muito estudo e dedicação. Foi o primeiro colocado no concurso da Escola de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Ceará, em Fortaleza e, em seguida, aluno laureado no curso de direito pela Universidade Federal do Ceará.

Capacitou-se nos EUA em Guerra Revolucionária e fez o Curso Geral Interamericano de Polícia, na International Police Academy, também nos EUA. No Superior Tribunal de Justiça, onde se aposentou em 2004, Leal ocupou a presidência da 6° Turma e da 3° Seção. Durante a sua trajetória profissional, desempenhou tarefas que envolviam a escrita e estimularam sua paixão por escrever. Em 2015 estreou na literatura com a obra “Ao entardecer“, série de crônicas vivenciadas pelo autor.

Apaixonado pela literatura, o ministro aposentado do STJ aproveitou a cerimônia para lançar o livro “Restos de Memórias”, ao lado da esposa Maria Nazaré Leal, os filhos Renato, Paulo, Tais e Bernadette Leal, noras, genros e netos e inúmeros amigos.


