Gramado sedia Colégio dos Presidentes de Seccionais da OAB

O Hotel Alpestre, em Gramado, foi palco do Colégio dos Presidentes de Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil. Um encontro marcado por simbolismos, por discursos contundentes e por emoções já que foi a última reunião deles como dirigentes da atual gestão frente à OAB.

Na abertura, o presidente da seccional gaúcha, Ricardo Breier, anfitrião do encontro, enfatizou a trajetória do presidente nacional da OAB, Claudio Pacheco Prates Lamachia, à frente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

“Destemido, corajoso, com postura inarredável na defesa das prerrogativas dos advogados, Claudio Lamachia mantém a OAB unida, coesa, mostrando claramente qual é a direção a ser seguida, a direção da defesa da cidadania, da luta pelo reconhecimento dos valores democráticos, da manutenção do Estado Democrático de Direito”, declarou Breier.

Um Colégio de Presidentes Seccionais carregado de simbolismo, pois Claudio Lamachia era o presidente da seccional gaúcha no Colégio que aconteceu no Estado há dez anos. Agora, à frente do Conselho Federal da OAB, o dirigente realiza o último Colégio de sua gestão em sua terra natal – uma tradição entre os presidentes do CFOAB.
Em seu discurso, o presidente da OAB Nacional, Claudio Pacheco Prates Lamachia, destacou a importância da união da advocacia brasileira diante do momento de crise moral, ética, política e econômica que o país atravessa. “Presenciamos o strip-tease moral das instituições, chamuscadas por denúncias de corrupção, que não pouparam qualquer dos Poderes – e levaram ao banco dos réus ex-presidentes, governadores e ex-governadores, ministros de Estado, parlamentares e alguns dos mais poderosos empresários do país”, declarou Lamachia.

O Colégio de Presidentes da OAB, aprovou por unanimidade, a extinção da cláusula de barreira que estipulava o prazo mínimo de cinco anos para que os advogados pudessem ser eleitos para os conselhos Seccionais. Também foi aprovada a redução de cinco para três anos do prazo para concorrer aos cargos de direção. A partir de agora a luta da Ordem será para que o Congresso Nacional encampe a iniciativa.

O presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, relator do caso no Colégio dos Presidentes, disse que a decisão representa importante vitória para a jovem advocacia. “Agora, com a aprovação no Congresso Nacional, todos os advogados e advogadas poderão participar do processo eleitoral. Foi zerada a cláusula de barreira que previa cinco anos para participação no processo eleitoral e ainda reduzimos para três anos o acesso aos cargos das diretorias da Seccionais e das subseções. Estamos trabalhando para a inserção cada vez maior da jovem advocacia no sistema OAB. Estou muito feliz de fazer parte disso”, disse Costa Couto.

Marcelo Galvão, diretor do Conselho Federal da OAB, disse que excluir a cláusula de barreira da eleição da OAB constitui medida de ampliação da participação democrática da jovem advocacia. “Isso vai possibilitar uma reciclagem de pessoas e ideias no sistema, bem como uma aproximação maior da entidade às dificuldades e vicissitudes dos iniciantes no exercício da advocacia”, declarou.
A presidente da Câmara Municipal de Gramado, vereadora Manoela Caliari, outorgou o título de “Visitante Ilustre”, criado exclusivamente por ocasião do evento, aos integrantes da diretoria nacional da OAB e aos 27 presidentes das Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil.
De Brasília foram homenageados o presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, o Diretor-Tesoureiro do CFOAB, Antonio Oneildo Ferreira, o Secretário-Geral Adjunto em exercício, Marcelo Lavocat Galvão, e o Vice-Presidente da OAB Nacional, Luis Cláudio da Silva Chaves.
Claudio Pacheco Prates Lamachia