Hoje é o dia de homenagear aqueles que cuidam dos animais com carinho, zelo e dedicação. Profissionais que vão além das atribuições éticas da profissão eles, também, auxiliam na preservação da saúde humana quando diminuem a propagação de doenças transmitidas por animais para os seres humanos e quando trabalham para preservação da natureza.
Veterinários do Zoológico de Brasília
O Dia do Médico Veterinário é comemorado em 9 de setembro porque foi exatamente nessa data, em 1933, que o presidente do Brasil, Getúlio Vargas, assinava o Decreto Lei nº 23.133, que regulariza a profissão e o ensino da medicina veterinária no país. Mesmo sendo oficializado apenas em 1933, os cursos de formação em veterinária já existiam no Brasil desde o século XX.
A medicina veterinária é tão antiga quanto a ligação entre os seres humanos e os animais. Menções aos “médicos dos animais” constam em papiros de até 4000 a.C. no Egito e na Babilônia. Na Grécia Antiga a profissão data do século VI a.C.
No Brasil, o estudo das Ciências Agrárias só teve início após uma visita de D. Pedro II em 1875 à Escola de Medicina Veterinária de Alfort, na França. De volta ao Brasil, tentou propiciar condições para a criação de entidade semelhante no país mas não logrou êxito.
As primeiras instituições de ensino de Medicina Veterinária só vieram a ser criadas na República. A primeira foi a Escola de Medicina Veterinária do Exército, aberta em 17 de julho de 1914, e a segunda foi a Escola Superior de Agricultura e Medicina, em 4 de setembro de 1913, no Rio de Janeiro, na época a capital do país.
Dr. Dionysio Meilli, foi o primeiro Médico Veterinário a se formar no Brasil em 1915 em Olinda, Pernambuco. Como já era diplomado em Farmácia, Meilli completou o curso de veterinária com um professor particular, que lhe transmitiu os conhecimentos necessários para a obtenção do diploma antes dos quatro anos regimentares. A primeira mulher diplomada em Medicina Veterinária no Brasil, foi Nair Eugênia Lobo em 1929, pela Escola Superior de Agricultura e Veterinária.
Este slideshow necessita de JavaScript.
A área de atuação dos médicos veterinários vai muito além do “petshop”. Além do tratamento das enfermidades e traumatismos que afetam os animais domésticos, os veterinários atuam também na indústria farmacêutica, em laboratórios de análises, na saúde pública, em órgãos do ministério da agricultura e saúde, indústrias de produtos de origem animal, indústrias de alimentos compostos para animais, na inspeção e segurança alimentar e com pesquisa em diversos campos da saúde humana e animal.
Médico veterinário Paulo Henrique de Carvalho
A medicina veterinária está subdividida em diversas especialidades: oftalmologia, ortopedia, oncologia, endocrinologia, dermatologia, acupuntura, e tantas outras. Muitos veterinários não são mais apenas clínicos gerais, e sim especialistas em determinadas áreas. O mercado pet é o seguimento que mais tem crescido nos últimos anos.
Dia do Médico Veterinário
Dia do Veterinário
Veterinário no Zoológico de Brasília
Veterinário do Zoológico de Brasília
A medicina se renova todo dia, e junto com ela a medicina veterinária também evolui. O médico veterinário tem conhecimento aprofundado não só das técnicas e procedimentos como do animal que está sob sua responsabilidade. O conhecimento, empenho e sinceridade dos veterinários é essencial para garantir um bom trabalho e ter êxito na profissão.