Festival Gastronômico Momento Speciale começa dia 14

A jornalista gastronômica Luciana Barbo, o barista Daniel Viana e a consultora Anny Santos idealizaram um festival gastronômico com o apoio do Café do Sitio, para desafiar chefs brasilienses a criar pratos utilizando o café como ingrediente. O lançamento foi no restaurante Dom Francisco da Asbac com a presença de Liana Sabo, do Correio Braziliense, Marlene Galeazzi, do Alô Jornal, Rafaela Dornas, do SBT, Pedro Fistarol, do tmmagazine.com.br, Felipe Abem, do ryqueza.com.br, dentre tantos outros profissionais da notícia.
A iniciativa é muito boa porque o café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, depois da água. Para muitas pessoas o dia só começa quando se bebe uma xícara de café. Além de ser gostoso, o café é um excelente estimulante e tem efeitos terapêuticos.
Há vários estudos comprovando isso como o livro 101 Razões para tomar café, de Darcy Lima. Estudo feito simultaneamente nos Estados Unidos, Portugal e Brasil comprovou que o café e sua cafeína ajudam a melhorar o humor, aliviar o estresse e ainda garante mais desempenho no tempo de reação, memória e raciocínio.
Além do mais, o café é a maior fonte de antioxidantes da dieta ocidental, que evita a produção de radicais livres, responsáveis por problemas coronarianos e até mesmo pelo câncer. Ele tem muito mais antioxidantes que a combinação de frutas e vegetais. Natura, Avon e Attrato apostaram nas substâncias antioxidantes do café verde para melhorar ainda mais a eficácia de seus produtos anti-idade.
Mesmo famoso no nosso dia a dia, o café ainda é capaz de surpreender quando utilizado como ingrediente na culinária. Foi em função disso que surgiu o Festival Gastronômico Momento Speciale. O desafio foi bem aceito pelos chefs dos restaurantes Cantucci, Carpe Diem, Dolce Far Niente, Dom Francisco, Empório Árabe, Loca Como Tu Madre, Martinica, MaYuu Sushi, Ouriço, Pinella e Santé. O festival começa na sexta-feira, dia 14, e vai até 4 de outubro.
Uma ótima oportunidade para conferirmos o talento dos chefs.
