Papa Francisco é recebido por multidão em Palermo e dá recado a mafiosos

Papa Francisco em Palermo, Sicília, Itália
Papa Francisco em Palermo, Sicília, Itália

Em missa realizada em Palermo, na região da Sicília, no sul da Itália, o papa Francisco pediu à máfia da Sicília que abandone a vida de crime e violência. Ele esteve na cidade por ocasião do 25º aniversário de morte do Beato Pino Puglisi e depositou uma coroa de rosas aos pés da humilde casa onde Dom Pino foi assassinado pela máfia por tentar afastar jovens de um bairro pobre do consumo de drogas.

Papa Francisco em Palermo
Papa Francisco em Palermo, Sicília, Itália

Pino Puglisi, sacerdote italiano, é o primeiro mártir da Máfia; foi beatificado após 20 anos da sua morte, que ocorreu em um bairro de Palermo, em 15 de setembro de 1993. Hoje, Padre Puglisi é um símbolo da luta contra a máfia italiana.

Papa Francisco na Sicília

“Não se pode acreditar em Deus e ser mafioso. Aquele que é mafioso não vive como cristão, porque blasfema com sua vida o nome de Deus-amor”, declarou durante uma homilia ao ar livre no bairro do porto de Palermo, capital da Sicília, onde era esperado por uma multidão de mais de 100.000 pessoas, segundo as autoridades locais.

“Hoje precisamos de homens e mulheres de amor, não homens e mulher de fama, de serviço e não de abuso”, assegurou, fazendo um pedido aos mafiosos: “Mudem! Parem de pensar em vocês mesmos e no seu dinheiro, se convertam”.

Papa Francisco em Palermo, Sicília - Itália
Papa Francisco em Palermo, Sicília – Itália

“Ter em consideração as chagas da sociedade e da Igreja não é uma ação que denigre, pessimista. Se queremos que a nossa fé seja concreta, temos de aprender a reconhecer nestes sofrimentos humanos as próprias chagas do Senhor”, declarou o pontífice.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Além disso, Francisco recordou que esta missão eclesial exige também prestar serviço à caridade, levando aos mais excluídos da sociedade a boa notícia de uma convivência justa, agradável e amável, confiantes na bondade e misericórdia de Deus.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Sicília é uma região autônoma com estatuto especial da Itália meridional com 25 710 km² e 5 milhões de habitantes, cuja capital é Palermo, que com 660 mil habitantes, é a quinta maior cidade italiana.