Hortência é eleita a melhor da história dos mundiais de Basquete 

Hortência Marcari
Hortência Marcari

A rainha do basquete Hortência Marcari, mesmo estando fora das quadras há mais de 20 anos, continua com o mesmo prestígio. Ela conquistou 85% dos votos do público em eleição promovida pela Federação Internacional de Basquete e foi considerada a melhor de todos os tempos. A ícone do título brasileiro no Mundial de 1994 declarou em vídeo toda a sua alegria.

“Não sei nem o que falar de tão feliz, de tão emocionada que estou. A única coisa que posso dizer com certeza é o agradecimento a todos que se mobilizaram e votaram por mim. Muito obrigado mesmo. Vocês fizeram uma pessoa muito feliz. A importância desse prêmio é inenarrável. Ser a melhor de todos os tempos, pra mim, depois de 24 anos fora das quadras? Vocês não acreditariam no tanto que estou feliz. Muito obrigada mesmo! “, disse Hortência antes de embarcar de férias para Portugal.

Hortência teve a concorrência de grandes jogadores da WNBA como as norte-americanas Diana Taurasi, Lisa Leslie, Maya Moore e Sue Bird; a australiana Penny Taylor, a tcheca Hana Horakova e a russa Elena Baranova. A brasileira ganhou a eleição com folga, conquistando 85% dos votos. A segunda colocada foi a australiana Lauren Jackson. Hortência teve grande destaque na campanha do título do Brasil no Mundial de 1994, anotando 32 pontos na incrível vitória na final sobre os EUA por 110 a 107.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Considerada uma das maiores atletas femininas de seu esporte, Hortência Marcari, entrou para o Hall da Fama do Basquetebol Feminino, dos Estados Unidos em 2002, e o Basketball Hall of Fame em 2005.