“A República que Ainda Não Foi”, do ministro Luís Roberto Barroso

Livro A República Que Ainda Não Foi
Ministro Luís Roberto Barroso lança “A República Que Ainda Não Foi”

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, lançou o livro  “A República que Ainda Não Foi”, em parceria com a professora Patrícia Perrone Campos Mello. A obra expressa a pluralidade de visões dos seus autores, tendo por marca o compromisso com a democracia, a proteção dos direitos fundamentais e a afetividade da Constituição.

Livro A República Que Ainda Não Foi
Ministro Luís Roberto Barroso e Patrícia Perrone Campos Mello

A noite de autógrafos foi no Espaço Israel Pinheiro, no Bosque dos Constituintes da Praça dos Três Poderes, em Brasília, no dia 26 deste mês e contou com a presença de ministros da Corte, advogados, operadores do direito, estudantes e centenas de leitores das obras do professor Doutor Luís Roberto Barroso.

Livro A República que Ainda Não Foi
Presidente do STF, ministro Dias Tóffoli com o ministro Luís Roberto Barroso

O livro “A República que Ainda Não Foi aborda três décadas de existência do texto constitucional na perspectiva da Escola de Direito Constitucional da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), onde o ministro é professor titular. Uma importante obra sobre os 30 anos da Constituição Brasileira.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Luís Roberto Barroso é um dos mais notáveis estudiosos do direito constitucional do país. Na introdução da obra, o ministro afirma que confia nas potencialidades do Brasil e nas instituições democráticas. “Compartilho uma de minhas convicções mais profundas: a de que a história é um fluxo contínuo na direção do bem e do avanço civilizatório. E mesmo quando, olhando da superfície, tudo pareça cinzento e desanimador, ela flui como um rio subterrâneo no curso que lhe cabe seguir. Os países, como as pessoas, passam pelo que têm que passar, no aprendizado constante que leva ao aprimoramento existencial e ao progresso social”.

Livro A República Que Ainda Não Foi
Ministra Grace Mendonça, da Advocacia-Geral da União

Durante o evento de lançamento o ministro disse que o Brasil tem uma democracia jovem, mas que já conquistou estabilidade institucional, monetária e inclusão social. “Apontei como pontos baixos desses 30 anos um sistema político que de certa forma extrai o pior das pessoas e que eu acho que precisamos transformar; e essa corrupção estrutural e sistêmica que foi finalmente desvendada e que acho que o Brasil está corajosamente enfrentando”.

Livro A República Que Ainda Não Foi
Ministro Luiz Fux com os autores

“A fotografia do momento atual é um pouco sombria, mas nós temos andado na direção certa ainda quando não na velocidade desejada”, acrescentou o ministro do STF.O livro é publicado pela Editora Fórum em parceria com o site jurídico Migalhas. Tem 639 páginas e custa R$ 195.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Livro A República que Ainda Não Foi
Ministro da Justiça,Torquato Jardim com a esposa Cesira Bertoni, recebendo autógrafo do ministro Barroso