Morre Charles Aznavour, o “Frank Sinatra da França”

Charles Aznavour
Show de Charles Aznavour em Paris

O artista europeu de origem armênia faleceu hoje em Alpilles, no sudeste da França, aos 94 anos. Admiradores, personalidades e imprensa internacional lamentam sua morte. Charles Aznavour era conhecido como “Frank Sinatra Francês”. O embaixador mundial da canção francesa do século XX tinha acabado de chegar de uma turnê pelo Japão e no mês de outubro tinha agendado show em Bruxelas.

Charles Aznavour
Charles Aznavour

O mais bem-sucedido dos cantores franceses fez duetos com Bob Dylan, Luciano Pavarotti, Ruy Charles e Frank Sinatra. Seus dois maiores sucessos: “She”, canção tema do filme “Um lugar chamado Nottingh Hill”, estrelado por Julia Roberts e Hugh Grant, e “Dance in the Old Fashiooned Way”, foram registrados em inglês nos anos 1970.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Aznavour era comparado a uma estrela do showbusines americano. Como autor participou de 80 produções, lançou 51 álbuns de estúdio, 21 gravados ao vivo, 167 singles e 122 compilações de sucessos. Escreveu mais de mil canções e vendeu 180 milhões de álbuns em oito décadas.

Charles Aznavour
Charles Aznavour na Galeria da Fama

Charles cantou até morrer. Ele esteve no Brasil em janeiro deste ano com show em São Paulo e Rio de Janeiro. Sua voz continuava firme e afinada aos 93 anos. “Não sou velho, tenho mais idade, é diferente”, brincou Aznavour certa vez em declarações a imprensa.

O Chansonier de Paris era um monstro sagrado da música romântica. Cantava o amor como sentimos, como vivemos e como sofremos.