Melhores Cafés do Brasil são homenageados no Itamaraty

Premiação Melhores Cafés do Brasil
Premiação Melhores Cafés do Brasil , Itamaraty Brasília

O Brasil é maior produtor mundial de café, e o segundo maior consumidor de café do planeta. A safra de 2018 foi de 60 milhões de sacas do grão. Um feito que merece ser comemorado. Mercados norte-americano, alemão, italiano e japonês, compram quase metade dos grãos produzidos. Por isso a importância de exportar café de alta qualidade e premiar os melhores grãos de café produzidos no Brasil.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Embaixador Marcos Bezerra Abbott Galvão, Ministro de Estado, interino, das Relações Exteriores recepcionou os cafeicultores brasileiros, autoridades e imprensa. O evento é uma promoção do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Ministério das Relações Exteriores, em parceria com a Apex-Brasil, a Associação Brasileira da Indústria de Café, a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel, Associação Brasileira de Cafés Especiais, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, e o Conselho Nacional do Café.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os vencedores dos Melhores Cafés do Brasil nas categorias Gourmet, Extraforte, Superior e Tradicional, foram anunciados pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café, Ricardo Silveira. “A premiação destaca a excelência dos cafés do Brasil e é o reconhecimento às empresas que tiveram notas constantes durante o ano dentro de cada categoria”, declarou.

O Programa de Qualidade do Café,foi lançado em abril de 2004 com o objetivo de incentivar e estimular a melhoria da qualidade dos cafés oferecidos aos consumidores brasileiros, através de um processo sistemático de avaliação sensorial. O PQC representa uma mudança cultural do conceito de qualidade, desmistificando a crença que cafés são todos iguais.

Premiação Melhores Cafés do Brasil
Cintia Matos Itamaraty Brasília

Na categoria Gourmet a empresa vencedora foi o Café Três Corações, com a marca Santa Clara Espresso em Grão. Seguida pela Baggio Coffees, com a marca Baggio Espresso Bourbom Grão Gourmet. Em terceiro lugar ficou o café Prima Qualitá em Grão, da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé).

Premiação Melhores Cafés do Brasil
Nathan Hersckowic, Itamaraty Brasília

Na categoria Superior o primeiro lugar ficou para a Ind. e Comércio Dona Flor Ltda, com a marca Vergato em Grãos para Espresso. Em segundo lugar a empresa Santana Comércio e Exportadora com a marca Ouro de Kaffa Superior Gr. E em terceiro, o Café Utam Speciale, da Café Utam.

Premiação Melhores Cafés do Brasil
Nathan Hersckowic, Itamaraty Brasília

A avaliação da categoria Tradicional trouxe dois produtos vencedores da empresa Café Três Corações. São eles o Pimpinela Tradicional, que ficou com o primeiro lugar, e o Tradicional Iguaçu, na segunda posição. Em terceiro está o Café Excelsior, com o Excelsior à Vácuo.

Na categoria Extraforte o primeiro colocado foi a empresa J.J. Mattos Ind. e Comércio de Café, com a marca Pingo Preto Extraforte. A segunda e a terceira colocação ficaram com a empresa Café Três Corações S/A, com as marcas 3 Corações Extraforte Vácuo e 3 Corações Extraforte Pouch, respectivamente.

Premiação Melhores Cafés do Brasil
Embaixador da Itália Antonio Bernardini com Hélio Ramos

O presidente da Abic agradeceu o Itamaraty pelo reconhecimento ao produto brasileiro. “Eu acho que o Itamaraty tem tudo a ver com nosso café. Ele representa a sala de estar do Brasil e é perfeito para servir um cafezinho, então eu agradeço imensamente por dar a nós da cadeia do café essa oportunidade”, disse Ricardo Silveira.

O programa também reconhece as empresas pelo seu desempenho nos melhores da qualidade, que são aquelas que tiveram notas constantes em sua categoria, no período de um ano. Os vencedores em 2018, na categoria gourmet foram a Baggio Coffees, com a marca Baggio Espresso Gourmet Grão, já na categoria Superior foi a R.J.Baiardi Café Ltda, com a marca Reserva Carmelo em Grão e na categoria Tradicional a empresa Café Três Corações, com a marca Café 3 Corações Tradicional Vácuo.

Premiação Melhores Cafés do Brasil
Cesar Krug Ometto e Liana Baggio no Itamaraty Brasília

Além de ser paixão nacional, o café é uma cultura que emprega cerca de 6 milhões de trabalhadores no país. “O Brasil é o maior exportador de café em grão cru, que agrega pouco valor, porque praticamente não há muita industrialização do produto, que é vendido conforme sai da lavoura. O trabalho de industrialização acaba sendo feito no país que comprou a matéria-prima”, disse o diretor executivo da Abic, Nathan Hersckowic.

O evento no Palácio do Itamaraty, no Dia Nacional do Café, contou com a presença do ministro de Estado da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima, presidente da Seção Brasileira da “Aliança Internacional das Mulheres do Café”, Cíntia Matos, autoridades federais, representantes da cafeicultura brasileira e embaixadores dos principais países compradores do café brasileiro.

Após a cerimônia de premiação os homenageados e convidados foram recepcionados nos Jardins do terceiro andar do Palácio do Itamaraty, com degustação de cafés variados e apresentação de baristas.