Dia Mundial dos Animais e de seu patrono São Francisco de Assis
Em 1931 em Florença, na Itália, o Dia Mundial dos Animais, 4 de Outubro, foi instituído por ecologistas durante uma convenção. A criação da data tem o intuito de proteger todos os animais independente da espécie, raça ou tamanho. Neste dia, e em todos os outros, a vida animal em todas as suas formas deve ser protegida assim como a natureza.
Esta data é uma oportunidade de fortalecer a relação humana com elementos da criação divina e a propagação de mensagens sobre a importância da preservação da fauna e flora. Defender e proteger os animais é um trabalho constante. Muitas espécies estão ameaçadas por causa da poluição e pela eliminação predatória feita pelos homens.
Precisamos nos conscientizar da importância dos animais para a natureza e vice-versa. Respeitando e protegendo os animais e a natureza e respeitando o nosso semelhante, vamos melhorar as condições do planeta em que vivemos seguindo os ensinamentos de São Francisco de Assis.
Neste 4 de Outubro celebramos São Francisco de Assis, um dos santos mais populares da igreja católica e conhecido pela dedicação aos pobres e proteção aos animais. Giovanni di Pietro di Bernardone, foi o santo responsável pela renovação da Igreja Católica. Teve uma missão ao seu tempo e continua em missão.
Suas lições se fazem tão necessárias nestes tempos em que tantos se apaixonam por soluções violentas, excludentes, discriminadoras e desrespeitadoras dos pobres e dos diferentes.
Diante de tantas injustiças, ódios, inverdades, exclusão, ostentação das armas, São Francisco continua a ser o “santo em missão”, nos dias de hoje, como testemunha da verdade, da fé, da paz e do amor.
Em tempos de propagação do ódio político e religioso, Francisco nos oferece a linguagem do amor para a saída de uma construção de uma nova humanidade. “Onde houver ódio que eu leve o amor”.
Em meio a tantas ofensas e agressões verbais, do uso covarde de fakenews, para difamar a dignidade das pessoas, Francisco é o protagonista do perdão. Diante a tantas inverdades, da propagação de notícias lançadas ao vento, sem o mínimo de ética e sabedoria, Francisco é clamor vivo da verdade.
São Francisco de Assis construiu um caminho que continua sendo estímulo para construirmos um mundo mais fraterno. Deixou entre nós uma aura de esperança e com esta esperança vamos semear a paz, o amor e o respeito.