Médico Denis Mukwege e ativista Nadia Murad ganham Nobel da Paz

Nobel da Paz 2018
Denis Mukwege e Nadia Murad

O Prêmio Nobel 2018 é o símbolo mais importante e unificador, tanto nacional como internacionalmente, da luta para acabar com a violência sexual na guerra e nos conflitos armados”, diz a organização ao anunciar os vencedores na manhã desta sexta-feira, em Oslo, na Noruega.

A presidente do comitê norueguês do Nobel, Berit Reiss-Andersen, afirmou que a edição deste ano do Nobel pretende enviar a mensagem de que “as mulheres, que constituem a metade da população, são usadas como armas de guerra e precisam de proteção; e que os responsáveis devem ser responsabilizados e processados por suas ações”.

Nobel da Paz 2018
Denis Mukwege , ganhador do Nobel da Paz 2018

O ginecologista Denis Mukwege, de 63 anos, que passou grande parte de sua vida ajudando as vítimas de violência sexual, na República Democrática do Congo, na África, e a ativista Nadia Murad, ex-escrava sexual do Estado Islâmico no Iraque, são os vencedores  do prêmio Nobel da Paz de 2018.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Dr. Denis Mukwege, e sua equipe trataram cerca de 30 mil vítimas desses ataques, desenvolvendo grande experiência no tratamento de lesões sexuais graves. Lutou bravamente contra a violência sexual . Financiado pela Unicef e outros doadores, Mukwege montou um hospital com 350 leitos, uma unidade de atendimento móvel e um sistema para oferecer microcrédito para as vítimas reconstruírem sua vida.

Nobel da Paz 2018
Ativista Nadia Murad com o Papa Francisco

Nadia Murad, de 25 anos, se tornou uma ativista dos direitos humanos da minoria yazidi após sobreviver a três meses de escravidão sexual imposta por integrantes do EI no Iraque.

Nobel da Paz 2018
Ativista Nadia Murad

Em 2014 ela liderou uma campanha para impedir o tráfico de pessoas e libertar o grupo étnico-religioso yazidis, que é composto por cerca de 400 mil pessoas. As crenças desse grupo misturam componentes de várias religiões antigas do Oriente Médio. A etnia é considerada “infiel” pelos extremistas do EI.

Em 2016, Nadia Murad , foi nomeada embaixadora da Boa Vontade da ONU para a Dignidade dos Sobreviventes do Tráfico Humano.

Nobel da Paz 2018
Médico Denis Mukwege

O prêmio é de 9 milhões de coroas suecas (cerca de 1 milhão de dólares) e será entregue numa cerimônia em Oslo em 10 de dezembro. Criada pelo industrial sueco Alfred Nobel, o inventor da dinamite, a premiação foi concedida pela primeira vez em 1901. Foto: Christian Lutz/AP