China inaugura maior viaduto do mundo a mar aberto
O presidente chinês Xi Jinping inaugurou nesta terça-feira a maior ponte marítima do mundo, ao lado dos principais líderes das três cidades que serão beneficiadas pela monumental construção que custou mais de 6,4 bilhões de euros.
A gigantesca construção permite ligar, graças a ilhas artificiais e a gigantescas estruturas rodoviárias, a ilha de Lantau, em Hong Kong, à antiga colônia portuguesa de Macau, a oeste, e à cidade de Zhuhai, na província de Cantão. A Ponte está sob a soberania chinesa e motoristas das províncias autônomas precisarão de autorização do governo de Xi Jinping para circular no local.
A estrutura tem 55 quilômetros de comprimento, é formada por quase 35 quilômetros de seções de ponte e estrada, além de um túnel de 6,7 quilômetros de extensão, conectado às pontes por duas ilhas artificiais, construído para que não houvesse interferência nas rotas do comércio marítimo.
A megaobra faz parte de um ambicioso projeto para integrar economicamente 11 cidades no delta do Rio das Pérolas, incluindo as regiões administrativas especiais de Hong Kong e Macau.
Desde o início do megaprojeto, nove trabalhadores morreram e mais de 200 ficaram feridos. Seis empresas contratadas foram multadas por colocar os trabalhadores em risco.

Segundo cálculos preliminares, até 2030 pela ponte passarão diariamente mais de 29 mil veículos e mais de 120 mil passageiros.