FAB comemora seu dia com aeronave KC-390 e entrega do Mérito Aeronáutico
O Comandante da Aeronáutica tenente-brigadeiro-do-ar Nivaldo Rossato, resalta a importância de exaltar o correto e o justo, durante as comemorações do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, hoje 23 de outubro, na Base Aérea de Brasília.

O tenente-brigadeiro-do-ar Nivaldo Rossato, disse que, em uma época na qual “nem sempre o correto e o justo é exaltado” — e que os privilégios têm sido colocados acima do interesse coletivo — a Aeronáutica mantém como critério a valorização de “méritos fundamentados em ideais de profissionalismo, honestidade, honra e justiça”.

A data celebrou também os 112 anos do primeiro voo do 14 Bis, realizado em Paris por Alberto Santos Dumont. Na ocasião foi apresentada ao presidente Michel Temer a aeronave KC-390, o maior avião cargueiro já produzido no Brasil.

O KC-390 foi fruto de uma parceria da FAB com a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). Recentemente, a aeronave recebeu a chamada certificação de tipo, o que a credencia a ser comercializada.

O presidente Michel Temer ressaltou a contribuição da Força Aérea Brasileira para o combate ao totalitarismo durante a Segunda Guerra Mundial e sua atuação na integração nacional e para a ciência e tecnologia brasileira.


“São esses atributos que estão a serviço da defesa da Pátria, da salvaguarda de nossa soberania, missão precípua de nossas Forças Armadas. E que estão a serviço, também, da integração do território nacional, de nosso desenvolvimento científico e tecnológico, do bem-estar de tantos compatriotas Brasil afora”, afirmou Temer.


Durante a cerimônia na Base Aérea de Brasília várias autoridades receberam a Ordem do Mérito Aeronáutico, Condecoração mais importante da FAB. A ordem tem cinco graus: Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

A comenda foi criada pelo Decreto-lei n° 5.961, de 1 de novembro de 1943, é destinada a premiar os militares da Aeronáutica Brasileira que tenham prestado notáveis serviços ao País ou se hajam distinguido no exercício de sua profissão, assim como reconhecer assinalados serviços prestados à Aeronáutica por personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras e, ainda, por Corporações Militares e Instituições Civis, nacionais ou estrangeiras.

De acordo com a FAB a honraria foi concedida em 2018 a 505 agraciados, 63 deles no exterior. No Distrito Federal, foram 232 pessoas condecoradas. Nem todos os agraciados compareceram à solenidade na base aérea da capital federal.
Dentre os agraciados com a medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), estavam o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Raul Araújo Filho, que recebeu a comenda grande-oficial. “Qualquer brasileiro se sente muito honrado em receber a OMA. Ela serve de estimulo para que possamos desenvolver um trabalho cada vez mais empenhado e dedicado em prol da nossa nação”, declarou o ministro do STJ. Também receberam a OMA o ministro Ronaldo Fonseca, da Secretaria-Geral da Presidência da República, o Coronel Aviador Giancarlo França Apuzzo e o desembargador do TJDFT Josaphá Francisco dos Santos.

O ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, que participou da solenidade, afirmou aos jornalistas que as instituições brasileiras são “sólidas” e que o segundo turno das eleições, no próximo domingo (28), ocorrerá “em clima de total normalidade”.
