Brasil lança selo e medalha em homenagem a visita de Elizabeth II

O presidente dos Correios, general Juarez Cunha, e o diretor de Desenvolvimento da Casa da Moeda do Brasil, Abelardo Duarte de Melo lançaram no dia 19, na Embaixada do Reino Unido no Brasil, a emissão especial “Série Relações Diplomáticas: Brasil – Reino Unido – 1968”.
A iniciativa marca os 50 anos da primeira visita ao país da monarca britânica, Elizabeth II, que veio acompanhada por seu esposo, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo. A viagem durou onze dias, de 1 a 11 de novembro de 1968. A rainha Elizabeth II visitou seis cidades, dentre elas Brasília. A monarca assistiu a um jogo do Pelé, uma apresentação de Elza Soares, conheceu Gilberto Freire e Jorge Amado.
O selo traz uma imagem em preto e branco da rainha Elizabeth II durante sua visita ao Brasil. As técnicas utilizadas para a confecção da peça foram fotografia e computação gráfica. A medalha, produzida em bronze e prata, traz na frente e ao centro uma coroa alusiva à monarquia e, na parte de trás, um desenho com a torre de Londres e o Palácio do Planalto.

O presidente dos Correios general Juarez Cunha falou da importância dos laços de cooperação e amizade entre o Brasil e a Inglaterra e destacou o papel da empresa de registrar fatos históricos e sócio-culturais relevantes.
O general Juarez Cunha elogiou a Rainha Elizabeth II dizendo que a partir de agora as correspondências levarão aos destinatários o registro da visita da monarca que “além de sábia e cumpridora de seus deveres, é figura ímpar entre os chefes de estado mundiais”.
Abelardo Duarte de Melo Sobrinho, diretor de Desenvolvimento da Casa da Moeda no Brasil, disse que celebrar os 50 anos da presença da rainha Elizabeth II no Brasil, é celebrar também uma parceria entre Brasil e Reino Unido. “Temos uma parceria dinâmica que se desdobra em múltiplas áreas – comércio, investimento, educação, cultura, cooperação cientifico-tecnológica para o benefício de brasileiros e britânicos”.

O embaixador do Reino Unido no Brasil,Vijay Rangarajan, agradeceu a iniciativa dos Correios e da Casa da Moeda de marcar uma data tão importante com símbolos tão especiais. “Foi a primeira vez que uma monarca britânica visitou um país da América do Sul. À época, com 42 anos, Sua Majestade já ocupava o trono há 16 anos. Hoje, ela é a monarca mais longeva do mundo, com o sexto reinado mais longo da história da humanidade”.

O diplomata disse que a peça foi lançada na última sexta-feira (16) na Inglaterra e recebeu elogios da rainha Elizabeth II. “Gostaria de agradecer aos Correios pela iniciativa de marcar esta data com um símbolo tão especial, que será veiculado em todo o país. A produção é iniciativa das instituições brasileiras e por isso merecem nossos cumprimentos. Um brinde aos Correios, à Casa da Moeda, à rainha e à amizade entre o Brasil e o Reino Unido”, brindou o embaixador.

A emissão tem tiragem de 360 mil selos, com valor facial de R$ 1,85 cada. A peça estará disponível na loja virtual e nas agências em todo país. Durante a cerimônia foi feita a descaracterização do par de cunhos da medalha, medida que assegura a limitação da tiragem e valoriza o objeto no mercado de colecionadores. A Medalha poderá ser adquirida pelo site do Clube da Medalha. Fotos: Eliane Loin
