Último ensaio para a posse do presidente eleito Jair Bolsonaro
A Presidência da República realizou neste domingo o último ensaio na Esplanada dos Ministérios para a posse do presidente eleito Jair Bolsonaro. Pelo que se viu o esquema de segurança deve ser o maior dos últimos tempos.
Durante o ensaio a Esplanada ficou fechada desde a Rodoviária do Plano Piloto e todos os acessos aos ministérios e à Praça dos Três poderes foram bloqueados. Em dia de sol e calor em Brasília, os “figurantes” e “dublês” foram celebridades por algumas horas. Os participantes são servidores dos três Poderes escalados para ajudar na organização do evento.

A cerimônia oficial na terça-feira, dia 1º de Janeiro de 2019, vai começar às 14h45, no horário de Brasília. O presidente eleito partirá da altura da Catedral de Brasília até o Congresso Nacional. A Sessão Solene de posse começa às 15 horas e acaba as 15h45. Depois, haverá a execução do hino nacional, seguida por uma salva de 21 tiros de canhão e revista às tropas.

Segundo o cronograma, Jair Bolsonaro deixa o Congresso rumo ao Palácio do Planalto, ainda não se sabe se será de carro aberto ou fechado, para receber a faixa presidencial de Temer. Depois ele vai se dirigir até o Parlatório, voltado para a Praça dos Três Poderes, onde falará ao público como presidente da República.

Depois do pronunciamento, Bolsonaro, receba os cumprimentos dos chefes de Estado presentes, ou de seus representantes. Às 17h30, segundo o cronograma, o presidente eleito comandará cerimônia de nomeação dos ministros de seu governo. Em seguida será feita a foto oficial.
O último ato da cerimônia será no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, por volta das 18h30, onde Bolsonaro e sua esposa Michele, oferecem uma recepção às autoridades presentes, familiares e convidados.
O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República informou que ações de segurança serão realizadas de maneira conjunta entre órgãos federais e do Distrito Federal. Ao todo, está prevista a atuação de mais de 2,6 mil policiais militares na Esplanada durante a posse presidencial, que efetuarão revistas nos populares em quatro pontos próximos à Rodoviária do Plano Piloto. Além deles, o GSI informou que a operação também vai contar com 350 militares e 25 viaturas do Corpo de Bombeiros e 36 agentes, com 10 viaturas, do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF).