Uma viagem com música de viola

A volta para casa no final do trabalho é corrida e estressante. Para amenizar esta rotina a dupla Macedo e Mariano vem desde setembro de 2018 proporcionando aos usuários do Metrô do DF, um encontro com a Moda de Viola. Os acordes e melodias entoados pelos violeiros detêm o ritmo das passadas, fazendo surgir aplausos a cada canção.
Essa é a rotina do projeto “Recorte Histórico da Música de Viola Caipira”, realizado com o apoio da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, por meio de Apoio à Cultura (FAC). A ideia consistiu em fazer show nas estações do metrô para um “público rotativo”, onde a dupla Macedo e Mariano apresentam clássicos do gênero.
“Viola em quatro cantos”, vai alegrar o público nas estações do metrô, do Plano Piloto,Samambaia, Taguatinga, Ceilândia, e Samambaia.
Serão oito edições e, em cada uma, haverá um artista da cidade que usa a viola como instrumento de trabalho, independentemente da trajetória artística e gênero musical. “Temos convidados repentistas, da Folia de Reis, orquestra de viola, rock n’ roll na viola. Um projeto que vai mostrar a música caipira e a diversidade da viola”, informa Mariano.
O programa será realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal para proporcionar bem-estar para as pessoas e divulgar os valores musicais da cidade.
Macedo e Mariano, ambos de 38 anos de idade, são amigos e apaixonados pela moda de viola. Os brasilienses tem 14 anos de carreira e se apresentam no Distrito Federal e no Centro-Oeste.

O trabalho da dupla é também inclusivo. Durante as apresentações, uma intérprete cultural utiliza o código de libras para repassar as canções à comunidade surda. “Parte do nosso material de divulgação foi impresso em braile, além de vídeo nas redes sociais com audiodescrição para deficientes visuais”, diz Mariano. Assessoria de imprensa: Fernando Brito (61-9-9951-9375). O trabalho de Macedo e Mariano pode ser conferido nas plataformas digitais.