CES 2019: o vislumbre do futuro e as questões sociais

Consumer Electronic Show 2019

A busca pela próxima novidade está se tornando cada vez mais exigente em se tratando de bens eletrônicos de consumo. Isto nos leva a pensar sobre o impacto da tecnologia na sociedade e na cabeça dos consumidores.

Consumer Electronic Show 2019

Em função disso a maior feira de tecnologia do planeta a Consumer Electronic Show, que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos, traz além dos avanços tecnológicos uma importante discussão a respeito da mobilidade urbana, envolvendo não apenas o mundo automotivo, mas também abordando questões sociais.

Consumer Electronic Show 2019

Dentre os aparatos tecnológicos e futuristas, em 2019, a mostra tem como direcionamentos a introdução da inteligência artificial em carros e motos, integração emocional da cabine com o condutor, além de soluções para a melhor locomoção de deficientes.

Consumer Electronic Show 2019
Veículo da Hyundai para  resgate de pessoas em desastres naturais

Consumer Electronic Show 2019

A coreana Hyunday apresentou uma solução de veículo para trafegar em locais de difícil acesso para o resgate de pessoas em desastres naturais. O Elevate, feito sobre uma plataforma modular para carros elétricos, pode rodar como um automóvel comum em estradas ou andar como um mamífero, por meio das quatro pernas articuladas independentes.

Consumer Electronic Show 2019

Além do tráfego em terrenos altamente acidentados e escalada em paredes, ele pode ainda ajudar na mobilidade de deficientes, nivelando-se a alturas específicas para evitar escadas.

A Toyota mostra os dispositivos tecnológicos de mobilidade para pessoas com deficiência nos membros inferiores.

Consumer Electronic Show 2019

A primeira novidade é o Evowalk, um dispositivo  destinado a pessoas com grau leve de deficiência. Evowalk é uma espécie de braçadeira presa às pernas com sensores que rastreiam os movimentos da caminhada para enviarem estímulos aos músculos de acordo com a necessidade.

Consumer Electronic Show 2019

O Moby é dedicado aos cadeirantes. Projetada pela Italdesign, a cadeira movida a eletricidade é leve e promete conforto e facilidade para o tráfego em centros urbanos. A proposta é que ela seja compartilhada por operação em aplicativos, como já é feito com bicicletas e patinetes.

Também pensando nos cadeirantes, a Phoenix Ai é ultraleve, feita de fibra de carbono e se adapta de acordo com a atividade realizada pelo usuário, tendo seu centro de gravidade constantemente ajustado para otimizar os movimentos. Ela busca o auto-equilíbrido para evitar vibrações que possam causar dor.

O Qolo é uma estrutura viva que mantém o usuário em suas atividades sem a necessidade de alternar entre aparelhos. Com o corpo totalmente apoiado, o deficiente pode sentar-se e levantar-se livremente, com a estrutura atuando como um exoesqueleto.

De formato parecido, o Quix sustenta a pessoa das pernas ao tronco, com motores nos quadris herdados de carros autônomos, também como um esqueleto externo.

Consumer Electronic Show 2019

O Consumer Electronic Show também apresenta um  Capacete inteligente: o X-1 da CrossHelmet. Dotado de câmeras e sensores, o capacete reproduz a realidade aumentada para mostrar ao piloto tudo o que acontece nas laterais da motocicleta, deixando a visão limitada do capacete convencional no passado. Com isso, acidentes são evitados pela exclusão dos pontos-cegos.

Consumer Electronic Show 2019

A Harley-Davidson, apresenta a LiveWire, a primeira moto elétrica. A LiveWire começa a ser vendida nos Estados Unidos em agosto ao preço de US$ 29.799. Além do modelo, a Harley também revelou conceitos de scooter e bicicletas elétricas.

Consumer Electronic Show 2019
Bosch apresenta mobilidade do futuro na CES 2019

A Bosch apresenta soluções para os desafios atuais da sociedade, que envolvem urbanização, crescimento populacional e mudanças climáticas. A fornecedora global de tecnologia e serviços destaca suas inovações para a mobilidade do futuro e para casas inteligentes no salão central.

Consumer Electronic Show 2019

Além destas novidades com menos estresse, mais segurança e eficiência, nos 225 mil metros quadrados, os quase 200 mil participantes estão tendo um bombardeio sensorial.

Consumer Electronic Show 2019
Las Vegas, Estados Unidos

A CES 2019 começou ontem e vai até o dia 11 deste mês em Las Vegas, Estados Unidos.