Presidentes de Bancos tomam posse com missão de reforçar cofres do governo

Posse presidentes do Bndes, BB e Caixa

O Palácio do Planalto foi palco da solenidade de posse dos novos presidentes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Joaquim Levy; da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães; e do Banco do Brasil, Rubem Novaes.  O evento teve a participação do presidente Jair Bolsonaro, do vice-presidente, Hamilton Mourão, do ministro da Economia, Paulo Guedes e do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

Posse presidentes do Bndes, BB e Caixa
Posse dos presidentes do Bndes, BB e Caixa no Palácio do Planalto

Os presidentes dos três bancos públicos assumem os cargos com a missão de auxiliar a reforçar os cofres do governo. O orçamento de 2019 estabelece que o déficit nas contas públicas poderá chegar a R$ 139 bilhões, o equivalente a 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB). Joaquim Levy, Rubem Novaes e Pedro Guimarães foram escolhas do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Posse presidentes do Bndes, BB e Caixa
Hamilton Mourão, Jair Bolsonaro e Onyx Lorenzoni

Posse presidentes do Bndes, BB e Caixa

O presidente do BNDES, Joaquim Levy, é Engenheiro Naval com doutorado em Economia pela Universidade de Chicago, foi ministro da Fazenda na gestão Dilma Rousseff, e secretário do Tesouro no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Estava na diretoria do Banco Mundial antes de assumir o BNDES.

Posse presidentes do Bndes, BB e Caixa

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, é PhD em Economia pela Universidade de Rochester, com tese sobre o processo de privatização no Brasil. Sócio-diretor do banco Brasil Plural, grupo financeiro fundado em 2009 que atua no mercado de capitais.

Posse presidente do  BB

O presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, é PhD em Economia pela Universidade de Chicago, Estados Unidos, foi diretor do BNDES, presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e professor da Fundação Getúlio Vargas.

Posse presidentes do Bndes, BB e Caixa
Paulo Guedes dá posse a Joaquim Levy

Joaquim Levy, disse que o BNDES precisa mudar para responder as novas condições do país.  “Não há país com uma livre iniciativa forte que não tenha empresas médias fortes. Na verdade, historicamente, é uma vulnerabilidade do Brasil não ter um setor de empresas médias e pequenas, mas principalmente médias fortes e com capacidade de crescer e criar emprego, desenvolver e incorporar novas tecnologias”, disse Levy. Para ele, este é um desafio e um mercado para o BNDES atuar.

Posse presidentes do Bndes, BB e Caixa
Joaquim Levy, presidente do BNDES

Ao comentar a necessidade de investir em infraestrutura, Levy destacou que o maior desafio do país hoje nesse setor é ter um fluxo de projetos sólidos e eficientes. “E esse é o papel do BNDES, trabalhando com o governo, auxiliando no desenvolvimento dos projetos, na modelagem.  E depois financiando não só com o nosso funding, mas junto com a iniciativa privada.”

O economista defendeu ainda que os portais do BNDES sejam mais amigáveis e acessíveis no modo de apresentar as informações ao cidadão. “Também vamos ter que reformar e repensar o nosso balanço. Temos que usar nossas fortalezas financeiras e nossos ativos de modo mais inteligente de tal maneira que possamos juntar forças com o setor privado tanto na área de infraestrutura como nas áreas para a média empresa e tecnologia que são essenciais para aumentar a produtividade do nosso país.”

Posse presidentes do Bndes, BB e Caixa
Ministro Paulo Guedes e Pedro Guimarães

O novo presidente da Caixa, Pedro Guimarães, disse que o foco número um é atender as pessoas carentes e as menores empresas. Guimarães anunciou que nos próximos meses irá a todos os estados do país para ouvir demandas das comunidades. O giro pelo Brasil começará por Roraima e em seguida irá ao Amazonas. O restante do roteiro não foi divulgado. “Quero ouvir das pessoas o que elas pensam da Caixa”, disse Guimarães.

Posse presidentes do Bndes, BB e Caixa
Pedro Guimarães, presidente da Caixa

“A Caixa é uma nação. É o quinto maior banco do mundo com 93 milhões de clientes. É o maior banco do Brasil e da América”, disse o novo presidente da instituição pública.  Pedro Guimarães falou que guiará sua gestão em três lemas: ” mais Brasil e menos Brasília e um legado”, finalizou.

Posse presidentes do Bndes, BB e Caixa
Ministro Paulo Guedes e Rubem Novaes, presidente do Banco do Brasil

O novo presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, afirmou que uma das responsabilidades a frente do Banco é fazer com que os brasileiros voltem a se sentir honrados de ser brasileiro. “Parecia que o povo brasileiro estava desesperançado. Nossos mais promissores jovens falando em deixar o país, empresários também. Hoje, temos uma responsabilidade enorme em reverter esse quadro e fazer com que os brasileiros voltem a se sentir honrados em serem brasileiros”, declarou

Posse presidentes do Bndes, BB e Caixa
Rubem Novaes, presidente do Banco do Brasil

Posse presidentes do Bndes, BB e Caixa

Rubem Novaes disse que o país vive um momento importante, depois de ter passado por “grandes desgraças” como mensalão, petrolão e uma “recessão terrível”.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o mercado de crédito no país foi ‘estatizado’ e sofreu ‘intervenções danosas’ de governos anteriores.”O dirigismo econômico corrompeu a política brasileira e travou o crescimento da economia”, afirmou o ministro. “O mercado brasileiro de crédito também está estatizado e sofreu intervenções extremamente danosas para o país”, completou.

Posse presidentes do Bndes, BB e Caixa
Presidente Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro disse que não haverá na gestão dele perseguição a gestores de governos passados, porém, atos e contratos de bancos públicos que estavam em sigilo classificados como confidenciais vão se tornar públicos.

“Aqueles que foram a essas instituições [bancos públicos] por serem amigos do rei buscar privilégios, ninguém vai persegui-los, mas esses atos, essas ações, esses contratos tornar-se-ão públicos”, complementou Bolsonaro.

Fotos: Marcos Corrêa e Alan Santos/Presidência da República