Círculo perfeito de gelo sob rio intriga moradores de pequena cidade americana
Um enorme “Disco de Gelo”, de quase 100 metros de diâmetro, formado no meio do Rio Presumpscot, em Westbrook, Maine, EUA, está intrigando muitos dos 17 mil moradores da pequena cidade.
Imagens da “Lua de gelo” postadas na conta da prefeitura no Facebook viralizaram, provocando o surgimento de várias teorias para explicar a inusitada ocorrência.
Para alguns moradores, trata-se de um fenômeno alienígena. Outros destacam que a região em sido cenário de vários eventos “estranhos” e “misteriosos” desde que uma gigantesca cobra foi vista no local comendo um castor em junho de 2016.

A imagem é incrível mas o fenômeno não é novo. Cientistas da Universidade de Harvard, garantem ser natural e conhecido como disco de gelo, que intriga cientistas desde o século XIX. O movimento é provocado pela corrente e pelos redemoinhos do rio, além do atrito entre a camada de gelo e o espelho d’água.

“Como a água no redemoinho está fluindo mais lentamente que a corrente principal, é mais provável que ela congele, criando o disco gelado”, disse ao “Boston Globe” o físico John Huth, da Universidade de Harvard. “O disco gelado retém a rotação do redemoinho, já que ele fica preso nele”, acrescentou.
O fenômeno chamado de “Lua de Gelo”foi publicado em 2016 na revista científica Physical Review.