Venâncio Shopping promove ”Conscientização da Saúde Emocional”
A Organização Mundial da Saúde alerta que, até 2020, a depressão será o maior motivo de afastamento do trabalho no mundo. No Brasil, cerca de 5,8% da população tem a doença, o que faz do país o campeão de casos na América Latina.
A sensação persistente de tristeza ou perda de interesse que caracteriza a depressão pode levar a uma variedade de sintomas físicos e comportamentais. Estes podem incluir alterações no sono, apetite, nível de energia, concentração, comportamento diário ou autoestima. A depressão também pode ser associada a pensamentos suicidas.
A depressão é considerada um o “mal do século”, pela OMS e um desafio para médicos e pacientes. Por isso a importância de cuidar não só da saúde física como principalmente da saúde mental e emocional.
Em função disso o Venâncio Shopping aderiu à campanha Janeiro Branco e movimentou o mall com a Semana de Conscientização da Saúde Mental e Emocional. O shopping começa 2019 incentivando as pessoas a pensarem a respeito da sua vida e do quanto investem em sua Saúde Mental e Emocional.
O evento contou com palestras, bate-papos, apresentações e até aconselhamento emocional individual. Uma programação especial dedicada a prevenção do adoecimento emocional das pessoas e das instituições.

Ana Lúcia Rodrigues, gerente de marketing do shopping, coordenou o evento idealizado em parceria com Manoela Serra, palestrante, estudante de psicanálise, organizadora de eventos sobre Saúde Mental e autora do livro “Diário Bipolar”.
O shopping convidou a fonoaudióloga Cristiane Ayala, a psiquiatra Camila Brauna, o doutor em psicologia Wander Cleber Pereira, a médica Alessandra Gonçalves, a jornalista e produtora cultural Adriana Caitano e a contadora de histórias Nyedja Gennari para conduzir as atividades.

“O evento teve uma ótima adesão. Recebemos elogios e agradecimentos de vários clientes. Muitas pessoas querem falar sobre saúde mental e, às vezes, não sabem por onde começar. Penso que ajudamos a esclarecer muitas questões. Assim como já fazemos com o Outubro Rosa, o Janeiro Branco será uma pauta presente em nosso calendário”, declarou a gerente de marketing.
“Meu objetivo é desmistificar os Transtornos Mentais e diminuir a marginalização dos portadores das doenças. Meu grande sonho é que as pessoas possam dizer que têm Bipolaridade e não serem julgadas e criticadas pela sociedade”, declarou Manoela.
Os atendimentos de aconselhamento emocional foram feitos pela Clínica Ação Positiva. O evento contou com o apoio da Movin (Movimento para a Inclusão), movimento que surgiu da necessidade de partilhar experiências e levar o conhecimento acerca dos transtornos mentais.

O Janeiro Branco é um marco temporal estratégico para que as pessoas e instituições sociais reflitam e efetivem ações em prol do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e instituições e chama a atenção para os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional na vida das pessoas.
“Somos um lugar conectado com as pessoas e tudo o que possa promover, bem estar, saúde e desenvolvimento, vamos realizar no Venâncio Shopping, assegura Ana Lúcia Rodrigues.
Parabéns ao Venâncio Shopping pela iniciativa. Foi uma importante ação de prestação de serviços à comunidade. Cabe à nós da imprensa contribuir para fortalecer e disseminar a cultura da saúde total.

O Venâncio Shopping foi inaugurado em 1977 por Antônio Venâncio da Silva e tornou-se um dos primeiros centros comerciais de Brasília. O empreendimento que tem história e tradição na capital do país, foi revitalizado em 2016 e transformado em shopping multiuso: um novo conceito para centros de compras e negócios, pelos jovens empreendedores André e Rafael Venâncio.