Belushya Polares recebe visita inusitada em arquipélago russo
O aquecimento global está derretendo o gelo do Polo Norte e forçando ursos a passarem mais tempo em terra em busca de comida. O arquipélago ártico russo Novaya Zemlya, no estremo norte da Rússia, foi o primeiro local invadido pelos animais. Eles foram vistos ao redor de residências e prédios militares.
Os ursos começaram a chegar em dezembro de 2018 e já são 52. Como eles permanecem lá todo este tempo e tem comportamento agressivo as autoridades de Belushya Polares, assentamento principal do arquipélago, decretaram estado de emergência, no sábado dia 09 deste mês. O local com população de cerca de 3 mil habitantes pediu ajuda para enfrentar uma “invasão em massa de ursos polares em áreas habitadas“.
O chefe da administração da localidade no nordeste russo, Zhigansha Musin, afirma que os números de ursos são sem precedente. “Estou em Novaya Zemlya desde 1983, e nunca houve uma invasão em massa assim.” Os animais estão constantemente dentro da guarnição militar e “literalmente correm atrás das pessoas”, além de se instalar nas entradas dos blocos de apartamentos.
Moscou mantém soldados da Força Aérea e da Defesa Aérea em Novaya Zemlya, no assentamento principal do arquipélago Belushya Guba. Fotos: Anthony Pagano/USGS