Brasiliense vai criar jardins com arte em Portugal

O jardim é o cartão de visita da casa. Ele faz a nossa imaginação nos conduzir nos lindos espaços de verde e nos da esperança de dias melhores. O colorido das flores lembra o arco-iris rumo a felicidade.

O empresário Nil de Sousa, um dos mais renomados paisagistas de Brasília, apaixonado pelo que faz, não só cultiva suas plantas como divide conhecimento e experiência.Ele vai instalar escritório em Porto, Portugal, ainda neste semestre. Como ele é jornalista de profissão, usou a comunicação ao seu favor e a ideia fluiu.
Nil conta que fez um projeto para um arquiteto português e viu como o mercado de lá está em expansão. Aqui em Brasília o mercado ainda é elitizado. São as pessoas de classes mais altas que contratam paisagistas. “Vou para Porto abrir o negócio em junho e vou ficar indo e voltando. Aqui em Brasília quem vai assumir o posto é o Diego”.
Nil tem mais de 30 anos de profissão. Iniciou no Núcleo Bandeirante e depois abriu o The Garden, ao lado do Pier 21. É de sua autoria os mais bonitos projetos de paisagismo das residências de Brasília.

O paisagismo está relacionado com áreas do conhecimento humano como a arquitetura, desenhos geométricos, agronomia e engenharia e Nil de Sousa se comunica bem com cada uma das áreas.
Para Nil, um apaixonado pela natureza, as plantas são suas matérias primas preferidas. “Elas podem ser utilizadas em composições de jardins, áreas de lazer, caminhos, pavimentação e tantos outros locais. Gosto de jardins mais clean, mais limpos. Principalmente pela facilidade de manutenção, para durar mais, e sempre estar bonito”.

O paisagista mescla com arte todos os materiais e o resultado é surpreendente. Tive a oportunidade de entrevistá-lo inúmeras vezes e fiquei encantada pela sua sabedoria.

“Plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores”. A frase de William Shakespeare foi seguida à risca por Nil de Sousa.