Dia Mundial do Gato: da Itália para o mundo

Dia Mundial do Gato - bernadetealves.com

Comemorado no dia 17 de fevereiro, o Dia Mundial do Gato foi criado por uma instituição italiana, com o objetivo de ajudar a promover uma campanha contra os maus tratos contra os felinos.

Dia Mundial do Gato - bernadetealves.com

A ideia se espalhou por todo mundo. Diversas ONG’s e instituições de apoio aos animais, aproveitam a ocasião para promover a adoção de gatos abandonados, debater e conscientizar os donos como cuidar corretamente dos seus gatos, que é outra meta essencial.

Os felinos também têm um outro dia dedicado exclusivamente para eles: 8 de agosto, conhecido como Dia Internacional do Gato criada em 2002, por iniciativa da International Fund for Animal Welfare.

Dia Mundial do Gato - bernadetealves.com

Os gatinhos ainda são protagonistas ao longo do ano do Dia de Abraçar Seu Gato(em 4 de junho), o Dia Nacional do Gato (em 29 de outubro, nos Estados Unidos) e o Dia Nacional do Gato Preto (em 17 de novembro, também nos EUA).

Mesmo não existindo um Dia do Gato oficial no Brasil, estes animais de estimação são bastante queridos dos brasileiros. É preciso preparar o lar para receber esse felino, entender alguns comportamentos e  necessidades básicas da  espécie é um passo importante para quem deseja ser um bom dono.

Dia Mundial do Gato - bernadetealves.com

Com o rápido desenvolvimento das cidades, as casas e apartamentos estão sendo construídos com metragens cada vez menores. Com isso, muitas pessoas que desejam ter um animal de estimação acabam optando pelo gato, que é considerado um animal mais tranquilo e que se adapta facilmente em pequenos locais.

De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o país tem aproximadamente 22,1 milhões de gatos nos lares brasileiros.

Dia Mundial do Gato - bernadetealves.com

O país abriga a segunda maior população desse tipo de animal no mundo, e segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, é que o gato tem ganhado cada vez mais fãs e a expectativa é que o número só cresça, chegando a 30 milhões em 2022.

Dia Mundial do Gato - bernadetealves.com

Uma das principais características do gato que é importante entender, é seu instinto de caçador, e a necessidade de repor as energias. Por isso, respeitar a hora de descanso do bichano é fundamental, já que ele chega a dormir uma média de 16h por dia. Além disso, ele é um animal territorial, ou seja, não faz questão de muita companhia e defende o local onde habita.

Dia Mundial do Gato - bernadetealves.com

Gato não é como cachorro, onde você joga um brinquedo e ele sai correndo para buscar, ou até mesmo que precise sair na rua para passear. Bastam 15 minutos de distração e brincadeiras para que o animal se dê por satisfeito.

Dia Mundial do Gato - bernadetealves.comDia Mundial do Gato - bernadetealves.com

Os felinos descendem de animais que preferem caçar sozinhos, por conta disso são pets muito independentes. Os gatos fazem o que querem, em seu momento, sem seguir ordens. Mesmo sendo tão diferentes dos cães, os gatos também são excelentes companheiros e muito carinhosos.

Dia Mundial do Gato - bernadetealves.com

Outra curiosidade: o gato preto ou gato negro, é um gato doméstico com melanismo, o que lhe confere a coloração escura de sua pelagem. Devido a mitos propagados na era medieval, propagou-se a crendice de que gatos pretos eram bruxas transformadas em animais.Dia Mundial do Gato - bernadetealves.com