Reis Magos Baltazar, Belchior e Gaspar – os primeiros a visitar Jesus
O Dia de Reis encerra as festas natalinas, quando se desmontam as árvores de Natal, presépios e retiram-se os enfeites. Essa data é popularmente chamada entre os cristãos de Epifania. Para a Igreja Católica o 06 de janeiro marca o inicio do chamado “Tempo Comum”, até a chegada do período quaresmal, que em 2020 será entre os dias 26 de fevereiro a 9 de abril, antecedendo a Páscoa.
Esta data é celebrada de forma diferente. Em muitos países, a troca de presentes do Natal, só ocorre no dia 06 de janeiro, o Dia de Reis ou dos Três Reis Magos. Muitas pessoas aproveitam o dia para fazer orações, rituais e simpatias para atrair boas energias, sorte, prosperidade, saúde e amor para todo o ano. A comemoração é chamada Folia de Reis e também varia de acordo com o país. No Brasil, alguns grupos caminham pelas cidades e comem o tradicional Bolo de Reis.

Para a Igreja o Dia de Reis celebra a chegada das primeiras pessoas ao local de nascimento de Jesus. Conta a história que o rei Herodes havia pedido a três homens sábios e generosos de diferentes idades,que saíssem em busca do Menino Jesus, anunciado como o Salvador. Quando o localizassem, deveriam voltar para que Herodes também pudesse adorá-lo.
O africano Baltazar, de 30 anos, o asiático Gaspar, de 15, e o europeu Belchior, de 40, foram os primeiros a visitar o Menino Jesus. Guiados pelo Espírito Santo e por uma estrela no céu, que brilhava mais forte que as outras, eles chegaram até o local onde Maria havia dado à luz ao Menino Jesus. Os nomes deles já representam a importância do acontecimento: Gaspar significa “aquele que vai inspecionar”, Belchior, “meu rei é luz”, e Baltazar, “Deus manifesta o rei”. Eles representavam a raça humana de todo o mundo, cada um era de uma etnia e idade diferente.
Os magos ofereceram presentes com significados especiais. Belchior entregou-lhe ouro em reconhecimento da realeza e prosperidade; Gaspar deu incenso em reconhecimento da divindade; Baltazar deu mirra em reconhecimento da humanidade.
No evangelho de São Mateus, a visita dos Santos Reis é assim descrita: “Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram: onde está o recém-nascido rei dos judeus? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos para prestar-lhe homenagem” (Mt 2, 1-3). Esta passagem mostra que os pagãos e os povos que viviam além de Israel reconheceram Jesus como o Salvador. Ouro, incenso e mirra simbolizam as riquezas e os perfumes da Arábia, oferecidos como tributo ao Rei dos Reis. O ouro representa a realeza; o incenso, a divindade; e a mirra, a imortalidade do Messias.
Esperamos que a mesma estrela que iluminou os três Reis Magos até o Menino Jesus, que possa também iluminar a nossa vida. A viagem dos Reis Magos é “uma viagem da alma, como um caminho rumo ao encontro com o Rei do Universo, o Rei dos Reis, o nosso Salvador”.
Simpatia de Reis – Prosperidade e Harmonia da Casa
Esta simpatia é para trazer muito amor, dinheiro, para ter paz no seu lar e ter alívio de qualquer sofrimento. Escreva com lápis, no batente superior da porta da entrada de sua casa, os nomes dos Reis Magos: Baltazar, Belchior e Gaspar, um ao lado do outro. Mentalize:”Assim como trouxeram tanta luz para nosso Mestre Jesus, que tragam boas energias para casa,protegendo todos os meus familiares.

Oração aos Santos Reis Magos para fortalecer a casa
“Obrigado, Santos Reis, pois tanto nos ensinastes, através do gesto de reconhecimento de que o menino da manjedoura é o Rei do universo, é o Divino e é o Redentor. Ofereceste-lhe ouro: o menino é Rei. Ofereceste-lhe incenso: o menino é Divino. Ofereceste-lhe mirra: o menino é Redentor. Queridos Santos Reis! Intercedei por nós para que possamos ser verdadeiros adoradores do menino da manjedoura de Belém e podermos ofertar-lhe o bem mais precioso que recebemos do Pai Eterno: a vida. Ó bondosos Santos Reis, ajudai-nos, amparai-nos, protegei-nos e iluminai-nos! Derramai vossas bênçãos sobre nossas famílias, colocando-nos debaixo de vossa proteção, da Virgem Maria, a Senhora da Glória, e São José.Nosso Senhor Jesus Cristo, o Menino do Presépio, seja sempre adorado e seguido por todos. Amém!