Cientistas desenvolvem tecnologia que espanta frio e calor do corpo

Cientistas da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, elaboraram um tecido especial que regula a temperatura corporal tanto para quem precisa de aquecimento quanto para resfriar o corpo. Os professores Huang Wang, professor de química e Min Ouyang, professor de física, são os autores do trabalho.
Min Ouyang, professor de física informa que esse é o primeiro tipo de tecido que age como um regulador de temperatura. “O corpo humano é o radiador perfeito. Ele gera calor rapidamente. Em toda a história, o único jeito de regulá-lo foi colocar ou tirar roupas. Esse tecido é um verdadeiro redirecionador desse radiador”, disse o cientista da UMD.
O professor Huang Wang afirma que o tecido é fácil de ser empregado em peças de vestuário comum, mas que ainda não há uma previsão de quando a tecnologia poderia chegar ao consumidor final.
O tecido é resultado de uma mistura de fios sintéticos revestidos com nanotubos de carbono, responsáveis pelo ajuste automático, que se expandem ou retraem de acordo com o calor e a umidade no corpo do usuário.
A partir daí, o tecido se comporta de duas maneiras: se for submetido a condições mais quentes, as fibras então deixam o calor passar naturalmente. Se for um clima mais frio e seco, então o calor fica retido abaixo do tecido.
A descoberta poderá ser usada tanto nas roupas de cama quanto em vestuários. O fio que compõe o material mistura dois tipos de sintéticos revestidos por nanotubos de carbono. Um deles absorve a água, enquanto o outro repele, contraindo e expandindo as fibras, diante da alteração da temperatura corporal. O tecido pode ser tingido e lavado na máquina.
Os cientistas pretendem disponibilizar primeiro para roupas e acessórios de leitos hospitalares e peças para a pratica de esportes. A produção em massa depende de recursos e alta tecnologia de produção.