Dicas da OMS para corpo mais forte e saudável

OMS prega alimentação mais equilibrada  - bernadetealves.com

Com o objetivo de traçar estratégias de alimentação e nutrição para combater doenças graves como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e câncer, a Organização Mundial de Saúde, compartilha dicas que beneficiam a saúde e colaboram para a perda saudável de peso. São planos fáceis de serem seguidos.

OMS prega alimentação mais equilibrada  - bernadetealves.com

Dicas bem vindas porque a maioria das pessoas anda comendo mal. Troca o saboroso e nutritivo feijão com arroz pelo fast-food, o suco de fruta pelo refrigerante, e dali por diante. Além da alimentação inadequada, falta de exercício físico junto com o estresse e rotina diária, acaba adoecendo.

OMS prega alimentação mais equilibrada  - bernadetealves.com

Para manter o corpo saudável e forte, segundo a OMS é preciso ingerir uma grande variedade de alimentos nutritivos e frescos. Quanto mais variado melhor. Fazem parte da dieta equilibrada: frutas, legumes, vegetais, mandioca,  milho, arroz, batata, inhame, e alimentos provenientes de fontes animais como a carne, peixe, ovos e leite.

O alto consumo de gordura, saturada e/ou trans, eleva o risco de doenças cardíacas e derrames. Então, recomenda-se a diminuição do consumo de carnes vermelhas e produtos lácteos, principais fontes de gordura saturada; e de alimentos processados para redução da gordura trans, encontrados especialmente em óleos.

A dica é usar óleos vegetais não-saturados: azeite, óleo de soja, girassol ou de milho em vez de manteiga, ghee, coco, óleo de palma e banha; Escolher carne branca: frango e peixe; Reduzir a quantidade de carnes processadas; Optar por versões de baixo teor de gordura e Evitar frituras.

Frutas e legumes são essenciais a uma dieta saudável. Fontes de vitaminas, minerais, fibras alimentares, proteínas e antioxidantes, reduzem as chances de diabetes, doenças cardíacas e derrame.  Pessoas com dietas ricas  nestes alimentos também previnem os mais diferentes tipos de câncer.

OMS prega alimentação mais equilibrada  - bernadetealves.com

Reduzir o sal e o açúcar é primordial para quem preza pela saúde. Estudos comprovam que o sal pode elevar a pressão arterial, resultando em hipertensão, quando consumido em grandes quantidades. Consequentemente, aparecem doenças cardiovasculares – incluindo AVC e infartos, com riscos sérios relacionados à morte. A OMS recomenda uma colher de chá por dia de sal (cerca de 5g); porém, estudos revelam que a maioria das pessoas consome diariamente o dobro disso.

Um adulto saudável é reflexo dos cuidados na infância. E tudo começa com o alimento mais completo: o leite materno. Crianças amamentadas com leite materno apresentam melhor resistência contra doenças comuns na infância, como infecções respiratórias, de ouvido e diarreia. De acordo com a OMS, bebês que foram amamentados têm menos propensão a terem obesidade ou excesso de peso na fase adulta, além de terem melhor resistência a diabetes e doenças cardiovasculares.

OMS prega alimentação mais equilibrada  - bernadetealves.com
Leite materno: alimento mais completo para o bebê

O Ministério da Saúde aconselha: alimentar bebês exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade; introduzir uma variedade de alimentos nutritivos para complementar a amamentação a partir dos seis meses; amamentar as crianças com leite materno até dois anos de idade, aproximadamente, complementando a alimentação; não adicionar açúcar ou sal em alimentos para bebês e crianças pequenas.

A saúde é o bem mais precioso que temos. Viver de forma saudável é opção de cada um.

OMS prega alimentação mais equilibrada  - bernadetealves.com
OMS prega alimentação mais equilibrada

A preocupação com alimentação saudável, pratica de exercícios físicos, consumo de pelo menos 2 litros de água por dia, ter uma boa noite de sono, deve fazer parte da nossa rotina, assim como evitar os excessos e situações estressantes. Vamos reavaliar nossos hábitos alimentares, hoje, para não ter problemas no futuro.