Governo do Distrito Federal amplia rede de proteção à mulher

Mulher terá delegacia e suporte - bernadetealves.com
Ericka Filippelli, secretária da Mulher do Distrito Federal

Com o objetivo de ampliar a rede de proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade, o Governo do Distrito Federal está reforçando as ações e políticas públicas de proteção às vítimas de violência doméstica. Devido aos casos crescentes de agressões às mulheres e feminicidios, no Brasil, a medida traz alento.

O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) da Asa Sul passará a contar com atendimento completo e com um serviço integrado de assistência psicopedagógico, jurídica e de saúde.

“Não adianta só fazer a denúncia sem um atendimento integrado”, ressalta a secretária da Mulher, Ericka Filippelli. “A mulher, nesse momento, precisa de apoio e acompanhamento. É isso que ela vai encontrar no Ceam”, garante a secretária.

 

As mulheres agredidas física e psicologicamente terão à disposição uma equipe de pelo menos 15 profissionais, entre psicólogos, assistentes sociais, pedagogo, advogados, da área administrativa e um da área da saúde. Eles darão suporte às vítimas e darão prosseguimento à queixa de agressão, para que providências jurídicas e policiais possam ser tomadas.

Além do mais, um carro com motorista ficará à disposição para o encaminhamento da mulher a outros órgãos, como a delegacia, quando necessário. Até então, a vítima só faria isso por conta e iniciativa próprias. Marcações de consultas médicas também serão encaminhadas por lá.

Mulher terá delegacia e suporte - bernadetealves.com

“A proposta do governador Ibaneis Rocha, é que esse modelo de atendimento seja descentralizado para outras regiões administrativas. As unidades de Planaltina e Ceilândia também serão futuramente reestruturadas”, diz a titular da pasta da Mulher.

A secretária Ericka Filippelli informa que o  espaço, na galeria da Estação 102 Sul do Metrô, que está em obras, será reaberto até o final deste mês. O Governo do Distrito Federal está empenhado em deixar a mulher mais segura e protegida. Vamos nos unir pelo fim da violência doméstica. Ligue 180.

Amanhã no Palácio do Buriti,  o governador Ibaneis, vai lançar  Sou Mais Mulher, uma rede de ações em prol das mulheres.  Uma dessas ações é a própria criação da Secretaria de Estado da Mulher. “O governador criou essa pasta titular para tratarmos com cuidado a mulher do DF. Há uma carência e uma falta de prestação de serviço, de oportunidades, que deixa as mulheres fora do mercado de trabalho”, informa  Ericka Filippelli.

Mulher terá delegacia e suporte - bernadetealves.com

O conceito de violência contra as mulheres, adotado pela Política Nacional, fundamenta-se na definição da Convenção de Belém do Pará (1994), segundo a qual a violência contra a mulher constitui “qualquer ação ou conduta, baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto no âmbito público como no privado” (Art. 1°).

A violência constitui uma violação dos direitos humanos e um fenômeno de caráter multidimensional, que requer a implementação de políticas públicas amplas e articuladas nas mais diferentes esferas da vida social (educação, trabalho, saúde, segurança pública, assistência social, entre outras).