Fotógrafo Oficial dos Presidentes, Gervásio Batista, morre em Brasília
Faleceu hoje em Brasília o Ícone do fotojornalismo brasileiro, Gervásio Batista, aos 95 anos. Segundo o filho Júlio Batista, Gervásio pediu em vida para ser cremado e as cinzas espalhadas na Baía de Guanabara, como aconteceu quando sua esposa morreu.
O competente e respeitado fotógrafo captou com suas lentes a famosa foto de Juscelino Kubitschek acenando com a cartola para o povo na inauguração de Brasília, em 21 de abril de 1960. E também fez com exclusividade a última foto do presidente, Tancredo Neves acompanhado da equipe médica do Hospital de Base do Distrito Federal, em que ele aparece sentado de pijama e roupão.

Gervásio Baptista trabalhou na Agência Brasil por cerca de três décadas. Em 2018, foi condecorado com a Medalha Ranulpho Oliveira, da Associação Bahiana de Imprensa, destinada aos maiores nomes do jornalismo que trabalharam na imprensa da Bahia. Muitos de seus colegas foram até Salvador para prestigiá-lo. Gervásio ficou emocionado com a homenagem.

Gervásio Baptista nasceu em 1923 em Salvador e se destacou no Diário de Notícias da capital baiana. Aos 27 anos, foi convidado por Assis Chateaubriand para trabalhar na revista O Cruzeiro, no Rio de Janeiro e no início dos anos 50 Gervásio foi para a revista Manchete, de Adolpho Bloch.
O famoso e respeitado fotógrafo, Gervásio Batista, registrou raridades dos presidentes Getúlio Vargas, Tancredo Neves, José Sarney, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Diversas autoridades lamentaram a sua morte como o diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Alexandre Graziani.

“Veterano, Gervásio acompanhou de perto os principais acontecimentos políticos do Brasil. Orgulhava-se de ter fotografado todos os presidentes da República que o país teve desde Getúlio Vargas”. Graziani destacou a atuação de Gervásio na EBC. “A EBC e seus profissionais tiveram o privilégio de contar com o talento e a experiência de Gervásio, e a satisfação de desfrutar da companhia de um colega generoso e que trazia a memória repleta de casos e boas histórias de grandes personagens da vida política e social do Brasil.”

Gervásio Baptista trabalhou até 2015. Ele fotografava no Supremo Tribunal Federal e na Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Gervásio abrilhantou o fotojornalismo e deixa um enorme legado. Nossos sentimentos aos filhos e colegas de profissão.