GDF entrega Centro Especializado de Atendimento à Mulher
Com o objetivo de proteger mulheres em situação de violência, o governador Ibaneis Rocha e a secretaria da Mulher, Ericka Filippelli, inauguraram hoje o CEAM, um espaço de atendimento humanizado, fortalecimento da autoestima e resgate da cidadania.
O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), que fica na Estação do Metrô, 102 Sul, vai disponibilizar de forma gratuita o acolhimento e acompanhamento social, psicológico, pedagógico e de orientação jurídica às mulheres em situação de violência de gênero. E, também, a prevenção de situações de violações de direitos. O atendimento é preferencial nos casos de risco elevado, mulheres com deficiência e idosas.

O governador Ibaneis, acompanhado da primeira-dama Mayara Noronha, recebeu o carinho das lideranças femininas presentes na inauguração. Ao lado do vice-governador, Paco Britto e da vice-primeira dama Ana Paula Hoff, conheceu o espaço inovador de acolhimento às mulheres vítimas de violência.

A secretaria da Mulher, Ericka Filippelli, disse que é urgente que o Estado garanta os direitos às mulheres por meio de um atendimento especial e humanizado. Disse que a pasta, que é responsável pela CEAM, está trabalhando para combater a violência contra a mulher.
Ericka Filippelli informou que o atendimento e acompanhamento disponibilizado às vítimas de diversos tipos de violência já começou. “O CEAM é um espaço de acolhimento completo. As mulheres vão ter acesso ao Judiciário, por meio da presença da Defensoria Pública, e um apoio mais integrado”, disse a secretária.
Por ocasião da entrega do espaço físico foi assinado um Termo de Doação do “Sistema Empodera”, doado por três servidores do GDF para a Secretaria da Mulher. Segundo a secretária Ericka o “Empodera é um sistema de informações gerenciais, que permite integrar as informações sobre as ações e os indicadores referentes à atuação dos Centros de Atendimento à Mulher”.

A secretária Ericka Filippelli agradeceu a confiança do governador Ibaneis, o apoio da defensora pública Maria José e a dedicação dos servidores da pasta. “Quando a gente coloca o coração numa causa tão nobre todas as coisas cooperam para o bem”, declarou.

O governador Ibaneis Rocha destacou o compromisso do GDF no auxílio às vítimas. “Essa é uma união de esforços para salvar as mulheres. Precisamos investir nesse empoderamento. Temos que estar nas cidades, nas estações de metrô e onde se fizer necessário para proteger às mulheres vítimas de violência”, declarou o governador.
Ibaneis Rocha disse que a intenção é expandir este sistema de atendimento específico e humanizado para outras regiões administrativas.
O secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, elogiou o trabalho de combate à violência e de apoio às vítimas e parabenizou o governador Ibaneis pelos 100 dias de governo.

A defensora-pública geral, Maria José Silva Souza de Nápolis e a delegada Sandra Melo, chefe da DEAM, elogiaram a atenção multidisciplinar que será ofertada nos Centros de Atendimento Especializado à Mulher.

Participaram também da solenidade o secretário Severino Cajazeiras, de Atendimento à Comunidade, a Secretária Adjunta da Mulher Vandercy Camargos, e outros importantes integrantes de outras secretarias de Estado. O presidente do MDB, Tadeu Filippelli também prestigiou a solenidade assim como as integrantes da AMA Brasília.

O Ceam da Estação 102 Sul, do Metrô, vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.










