Dia Mundial do Café – um brinde a bebida mais popular

Um brinde ao café - Bernadete Alves

Criado para promover a indústria cafeeira, o Dia Mundial do Café também foi inventado para homenagear produtores de diferentes países. O Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo.

É quase impossível resistir aquele cheirinho de café na primeira refeição do dia ou no meio da tarde. Tomar um cafezinho é um momento de prazer. A bebida faz parte da nossa rotina e também da história de nosso país.

Um brinde ao café - Bernadete Alves

Além de saboroso também faz bem para a saúde. O café é fonte de antioxidantes e minerais que blindam o corpo de doenças cardiovasculares e neurodegenerativas. Isso acontece porque  a cafeína aumenta o ritmo cardíaco. Poucas pessoas sabem, mas beber algumas xícaras de café por dia tem um efeito semelhante ao de uma caminhada para manter o coração saudável.

Um brinde ao café - Bernadete Alves

O café dá energia, melhora o humor, a memória e estimula o funcionamento do metabolismo. E mais: ele contém uma série de nutrientes, como vitaminas B2, B3, B5 e, manganês, magnésio e potássio. Segundo nutricionistas, o corpo humano absorve mais nutrientes do café do que de outras fontes populares de antioxidantes como frutas e legumes.

Um brinde ao café - Bernadete Alves

A dopamina presente no café, não previne só o Mal de Parkinson, ela também é muito conhecida como a “substância do prazer”. Por isso que as pessoas ficam alegres quando tomam um bom café. Como a cafeína aumenta o ritmo cardíaco, o café é ótimo para a saúde cardiovascular. Poucas pessoas sabem, mas beber algumas xícaras de café por dia tem um efeito semelhante ao de uma caminhada para manter o coração saudável.

O café é um ótimo diurético. O corpo humano muitas vezes elimina as bactérias e vírus prejudiciais através da urina, e beber café aumenta este processo natural. Isso significa que beber café vai fazer você urinar com mais frequência do que se você não estivesse bebendo café.

Muito pouca gente sabe , mas beber café preto realmente melhora o seu fígado.Pesquisas mostram que pessoas que bebem quatro ou mais xícaras de café por dia tem chance 80% menor de cirrose do fígado.pesquisa mostra também que quem bebe esta mesma quantidade tem 40% menos risco de desenvolver câncer de fígado.

Em  termos gerais, estudos mostram que até 360 miligramas (o equivalente a seis xícaras de cafezinho por dia) não tem consequência nenhuma na saúde. “Há estudos mostrando que, para crianças tomar café pela manhã, pode ter benefícios na atividade cognitiva. Outras pesquisas demonstram que o cafestol, o fitoquímico presente no café, tem atividade antioxidante na prevenção de várias doenças.

Razões não faltam para tomar aquela xícara de café sem culpa. Mas lembre-se, apesar de trazer tantos benefícios, como tudo na vida, o café tem que ser consumido com moderação.

Além de ser gostoso e fazer bem para a saúde, o café gera economia e desenvolvimento.O cultivo de café no Brasil teve início no século XVIII, mas apenas no século seguinte a produção foi grande o bastante para torná-lo o principal produto da economia do país.

O café foi um dos principais esteios da sociedade brasileira do século XIX e início do XX. Garantiu o acúmulo de capitais para a urbanização de algumas localidades do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo e cidades do interior paulista, além de prover inicialmente os capitais necessários ao processo de industrialização do país e criar as condições para o desenvolvimento do sistema bancário.

Mundial e historicamente conhecido pelo seu café, o Brasil ainda é um produtor relevante e de referência no mercado cafeeiro. Ele é um companheiro indispensável de muitas pessoas nas escolas, nas ruas, nos campos, nas construções, no trabalho e nas manhãs e tardes. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o consumo médio anual por pessoa é de seis kg de café cru e 4,8 kg de café torrado e moído.

Dados mais atualizados da Abic, mostram que a produção nacional chegou a 21 milhões de sacas em 2018 (considerado o período entre novembro de 2017 e outubro de 2018). A soma representou aumento de 5% em relação aos doze meses anteriores (novembro de 2016 a outubro de 2017), período no qual foi registrada a produção de 20 milhões de sacas.

Um brinde ao café - Bernadete Alves

Além do Dia Mundial do Café, comemorado neste 14 de abril,  o café também é comemorado nacionalmente. No Brasil – 24 de maio, Indonésia – 17 de agosto, Costa Rica – 12 de setembro, Irlanda – 19 de setembro, Alemanha – 24 de setembro, Suíça – 26 de setembro,  Estados Unidos, Canadá, Malásia, Etiópia e Inglaterra – 29 de setembro, Japão – 1 de outubro, Filipinas – 21 de outubro, Taiwan – 7 de novembro, Nepal – 17 de novembro e na China no inicio deste mês dependendo do calendário  lunar chinês e o do Ano Novo chinês.

Viva o café que transcende o tempo e aparece todos os dias, em nossas xícaras pelas manhãs.