Chuva bate recordes em Abril e causa transtornos em  Brasília

Temporal provoca caos em Brasília - Bernadete Alves
Temporal neste 21 de abril provoca caos em Brasília

O final da tarde de Domingo de Páscoa e dia do Aniversário de Brasília, a população foi surpreendida por um forte temporal com rajadas de ventos e raios. O sol e o calor deram lugar à chuva forte e à ventania na região central de Brasília. Árvores caíram, tesourinhas ficaram alagadas e o caos se instalou principalmente na Asa Norte.

Temporal provoca caos em Brasília - Bernadete Alves

Segundo relato de motoristas e publicações nas redes sociais,  na 209 Norte, um automóvel ficou praticamente submerso e a passagem teve de ser fechada  Na 711 Norte, um veículo ficou quase todo coberto. Na 202, uma violenta enxurrada assustou moradores e comerciantes da quadra.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Nas proximidades do Hospital Sarah Kubitschek, ondas de lama se formaram nas vias. Motoristas que se arriscaram enfrentar as correntezas passavam com água quase até a metade do carro. Com pistas alagadas, os motoristas que passavam pela tesourinha da 102/302 sul não conseguiram seguir caminho. Para conseguir desviar, subiam nos canteiros ou dirigiam pela contramão.

Temporal provoca caos em Brasília - Bernadete Alves
Tesourinhas ficaram intransitáveis após o temporal deste 21 de Abril

A tempestade alagou o Buraco do Tatu – viaduto que liga a Asa Norte e a Asa Sul pelo Eixão. A Estação Central do Metrô, na Rodoviária do Plano Piloto, teve de interromper o serviço após ser invadida pelas águas. O local ficou alagado e impediu a entrada de passageiros. Por isso, a Estação Galeria funciona como terminal.

Temporal alaga Estação-central-metro - Bernadete Alves
Temporal alaga Estação Central do Metrô
Temporal provoca caos em Brasília - Bernadete Alves
Temporal deste 21 de abril alaga faculdade na UnB

O temporal não poupou nem o subsolo do Instituto Central de Ciências (ICC), e a Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB), que ficaram alagados. O Aeroporto Internacional de Brasília passou a operar por instrumentos. Decolagens e voos ficaram suspensos por mais de 20 minutos.

A Asa Norte, o Setor de Indústrias Gráficas, o Lago Sul e Santa Maria ficaram sem energia. Na QI 7 do Lago Sul, há registros de que a água invadiu as casas.

Temporal provoca caos em Brasília - Bernadete Alves

Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a média histórica de abril é de 133,4 milímetros. Em uma semana, o acumulado do mês dobrou e chegou a 292 mm, ou seja, 119,55% a mais do que o estimado para todo o período.

Temporal provoca caos em Brasília - Bernadete Alves

Este foi mais um temporal que inundou as vias e causou caos na capital do país. Como estamos na temporada de chuvas é importante ficar atento e se prevenir. Segundo a Defesa Civil em caso de rajadas de vento não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é importante não usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Temporal provoca caos em Brasília - Bernadete Alves
Carros boiam nas tesourinhas do Plano Piloto