Mourão e Moro dão inicio à Operação Tiradentes

Mourão e Moro dão inicio à Operação Tiradentes 2019 - Bernadete Alves
Inicio da Operação Tiradentes 2019 em Brasília

A Esplanada dos Ministérios foi palco na manhã de hoje da Operação Tiradentes III, em que órgãos de Segurança Pública realizarão ações de segurança por 24 horas ininterruptas.

A Operação Tiradentes iniciada hoje às 8 horas, acontece simultaneamente nos 26 estados e no Distrito Federal, com o objetivo de realizar várias atividades de prevenção e combate ao crime, a partir do aumento do número abordagens, incursões, blitzen e ocupações em locais estratégicos.

Mourão e Moro dão inicio à Operação Tiradentes 2019 - Bernadete Alves
Ministro Sergio Moro com comandantes da PM

Essa é a terceira edição da operação Tiradentes, que é o ponto de partida de várias outras ações dos militares. A estratégia é uma iniciativa do Conselho Nacional de Comandantes-gerais das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, que mobilizaram 90 mil servidores. Para as ações nacionais, foram empenhados 30 mil viaturas, 500 embarcações e 90 aeronaves.

Mourão e Moro dão inicio à Operação Tiradentes 2019 - Bernadete Alves
Início da Operação Tiradentes 2019 na Esplanada no Ministérios

O evento de lançamento teve a presença do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro; do secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo; do presidente do Conselho Nacional de Comandantes PM e BM, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior; da comandante-geral da PMDF, coronel Sheyla; e do comandante-geral do CBMDF, coronel Carlos Emilson.

Mourão e Moro dão inicio à Operação Tiradentes 2019 - Bernadete Alves
Ministro da Justiça Sérgio Moro

O ministro Sérgio Moro ressaltou  a importância do trabalho dos policiais em todo o território brasileiro. “Acho importante prestigiar toda a dedicação e sacrifício do dia-a-dia, mas aí também para marcar presença numa operação conjunta, e mostrar à população brasileira a importância da polícia militar e dos bombeiros militares para a segurança pública”, declarou o ministro da Justiça.

Segundo o Major Michello, as operações devem ser sigilosas e realizadas de acordo com a necessidade de cada região do país. “Não é simplesmente pegar o policial e colocar na rua. A gente sabe onde são os focos de maiores índices criminais, que chamamos de pontos quentes, pontos vermelhos. Então empregamos os policias nesses pontos onde ocorrem muitos roubos e outros tipos de crimes”.

Mourão e Moro dão inicio à Operação Tiradentes 2019 - Bernadete Alves
Operação Tiradentes 2019, Esplanada dos Ministérios

No Distrito Federal serão realizadas as operações Álcool Zero e Transporte Pirata, além de fiscalizações nas rodovias, e policiamento reforçado nas regiões administrativas.

Em nota a PMDF, informa que as ações na capital federal serão em diversos pontos.”Executaremos as operações Álcool Zero e Transporte Pirata. Também teremos fiscalizações nas rodovias, policiamento ostensivo com grupos táticos ambientais, lacustres e operações no cerrado, além do policiamento ostensivo nos centros urbanos”.