Ibaneis Rocha inicia a Campanha Maio Amarelo 2019 com crianças no Buriti

Com o objetivo de reduzir e até zerar os índices de acidentes de mortes de trânsito no mundo todo surgiu em 2014 o Movimento Internacional Maio Amarelo. Imediatamente o Governo do Distrito Federal disse sim à mobilização e hoje o governador Ibaneis Rocha lançou a sexta edição.
A solenidade aconteceu no Salão Branco do Palácio do Buriti, na manhã desta segunda-feira e contou com a presença de secretários de estado, servidores do Detran e estudantes da Escola Classe 411 Norte, que tem um programa de educação no trânsito para os futuros motoristas e cujos alunos participaram do lançamento da campanha.

A campanha do Maio Amarelo 2019 tem como tema: “No trânsito, o sentido é a vida”. As peças publicitárias estrelam crianças que aconselham os pais a terem atitudes corretas no trânsito, sob a assinatura #MEOUÇA.

Durante todo o mês de maio o Departamento de Trânsito do Distrito Federal fará 69 blitzes e 49 atividades educativas em várias cidades do DF a partir de 1º de maio. A intensificação das ações de fiscalização e de educação faz parte da mobilização Maio Amarelo 2019.

O governador Ibaneis Rocha disse que o Detran é visto pela sociedade como apenas um órgão punitivo. Essa atuação, segundo o governador, tem de ser modificada. “Precisamos trazer o Detran para participar da vida da sociedade fazendo trabalhos de engenharia de trânsito, como sinalização, colocação de novas faixas de pedestre, sinais de trânsito temporizados, um trânsito inteligente”, declarou Ibaneis.

O governador do Distrito Federal defendeu a terceirização de serviços como vistoria de veículos e emissão de documentos. “Queremos trazer os agentes, que são muito qualificados, para as outras áreas fins do Detran, como educação, engenharia e fiscalização.”

O diretor-geral do Detran-DF, Fabrício Moura, informou que dados preliminares da autarquia mostram que, de janeiro até a semana passada, houve redução de quase 23% no número de mortes no trânsito do DF em comparação com o mesmo período do ano passado.

“Além disso, atingimos outro recorde: nos primeiros 15 dias da nova gestão não houve acidentes de trânsito com vítimas fatais. Foi o maior período sem acidentes fatais já registrado na história do DF”, disse Fabrício Moura.
O Maio Amarelo chama a atenção para a importância das escolhas dos motoristas na segurança do trânsito. Cabe à nós ter consciência sobre a direção segura. Nossa escolha fará toda a diferença. Vamos sempre dar preferência para a VIDA!