Médicos de Brasília separam crianças unidas pelo crânio em cirurgia inédita
O Hospital da Criança de Brasília José Alencar, por meio de renomados médicos, realizou a primeira craniopagia, uma cirurgia rara e de alta complexidade. As pacientes estavam ligadas pela testa e dividiam pele, parte do crânio e meninge, um conjunto de membranas que reveste o cérebro.
O caso das gêmeas siamesas é raro e acontece uma vez em cada 100 mil nascimentos. É causado por um erro na divisão celular após o 12ª dia da concepção em embriões de gêmeos de um único óvulo e um espermatozoide.
O procedimento, coordenado pelo neurocirurgião de Brasília Benício Oton, iniciou às 6h30 do sábado e foi concluído às 2h30 do domingo. A cirurgia de separação de crânio das gêmeas teve a participação de 50 profissionais,incluindo cinco estrangeiros (duas enfermeiras e três médicos).
Mel e Lis são as gêmeas brasilienses que, há 10 meses, nasceram unidas pela cabeça. Os pais das meninas, Camila Neves, 25 anos, e Rodrigo Neves, 30, autorizaram, nesta segunda-feira, 29/4, a divulgação do nome das crianças, que passaram pela cirurgia bem-sucedida de separação. O HCB divulgou as fotos do raro procedimento, dos membros das equipes de profissionais envolvidos em uma das mais importantes cirurgias já realizadas no Distrito Federal.
Participaram também os médicos Luciano Alves Fares (anestesiologista), Ricardo de Lauro Machado Homem (cirurgião plástico) e três médicos estrangeiros, vindos dos Estados Unidos: James Goodrich (neurocirurgião), Oren Tepper (cirurgião plástico) e Carlene Broderick (anestesiologista). Os médicos estrangeiros, do Children´s Hospital at Monte Fiore, em Nova York, foram convidados a atuar como conselheiros.
Ao realizar esta importante operação, o Hospital da Criança se tornou a primeira instituição do Distrito Federal, a terceira do país e a décima do mundo a conduzir a separação de gêmeos unidos pelo crânio (condição conhecida como craniopagia).
A dedicada equipe do Hospital da Criança está voltada para a recuperação das pequenas Liz e Mel. A emoção tomou conta não só dos pais como de todos. Segundo os médicos, os primeiros dias são os mais importantes para a recuperação. As pequenas pacientes estão na CTI. A equipe médica acredita que elas devem ficar internadas entre por, pelo menos, duas semanas.
A nova vida de Mel e Liz é uma excelente notícia para se dar. É um grande avanço na saúde do Distrito Federal e a certeza de excelentes profissionais médicos como o Neurocirurgião Benício Oton. Parabéns ao Hospital da Criança de Brasília José Alencar, em nome do Dr. Renilson, Dra. Isis, Newton Alarcão e toda equipe. O Hospital tem a arte de transformar dor em amor.
Muita gratidão e orgulho pelo trabalho e dedicação de todos vocês.