Almirantes promovidos em 2019 recebem cumprimentos no Clube Naval de Brasília

As Forças Armadas, essenciais à execução da política de segurança nacional, são constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, e destinam-se a defender a Pátria e a garantir os poderes constituídos, a lei e a ordem.

Estas Instituições nacionais, permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, formam uma categoria especial de servidores da Pátria.

A Marinha do Brasil é uma Força moderna, equilibrada e balanceada, que dispõe de meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais compatíveis com a inserção político-estratégico do nosso País no cenário internacional e, em sintonia com os anseios da sociedade brasileira, e permanentemente pronta para a defesa da Pátria.

O patriotismo, a lealdade, a dedicação, o orgulho do militar pela organização onde serve, o amor à profissão e o entusiasmo com que é exercida, são atitudes reconhecidas pelo Ministério da Defesa, órgão do Governo Federal incumbido de exercer a direção superior das Forças Armadas.


O perfeito cumprimento do dever por parte de todos e de cada um dos componentes da Marinha do Brasil proporciona honras, dignidades e distinções devidas aos graus hierárquicos e cargos.

A garantia da patente em toda a sua plenitude, com as vantagens, prerrogativas e deveres a ela inerentes, quando oficial, nos termos da Constituição, são direitos dos militares.

E foi isso que aconteceu, no último 31 de março, com a promoção dos Almirantes, a mais alta patente. Receberam quatro estrelas e se tornaram Almirantes de Esquadra por seus méritos, Marcos Silva Rodrigues, Renato Rodrigues de Aguiar Freire e Marcos Sampaio Olsen.
Como Vice- Almirante, com três estrelas: Alan Guimarães Azevedo, Sergio Fernando de Amaral Chaves Junior, Arthur Fernando Bettega Corrêa, Paulo César Colmenero Lopes e Ralf Dias da Silveira Costa.


Contra-Almirante, com duas estrelas, Ricardo Sales de Oliveira, Antonio Cesar da Rocha Martins, Antonio Carlos Cambra, Ricardo Fernandes Gomes, José Vicente de Alvarenga Filho, Jeferson Denis Cruz de Medeiros, Augusto José da Silva Fonseca Junior, Cassiano Marques e João Alberto de Araújo Lampert.


No Corpo de Fuzileiros Navais, chegaram a Contra-Almirante: Marcelo Guimarães Dias, Claudio Eduardo Silva Dias, Elson Luiz de Oliveira Góis e Paulo Sergio Castello Branco Tinoco Guimarães.


No Corpo de Intendentes da Marinha o Vice-Almirante (IM)Hugo Cavalcante Nogueira e o Contra-Almirante (IM) Nelson Márcio Romaneli de Almeida.

No Corpo de Saúde da Marinha o Vice-Almirante (Md) Luiz Claudio Barbedo Fróes e o Contra-Almirante (Md) Nestor Francisco Miranda Junior, César Aurélio Serra, Marcelo Alves da Silva e Antônio Carlos Barbosa Nardin Lima.




Com a presença do Comandante da Marinha Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior os novos militares promovidos a Almirante de Esquadra, Vice-Almirante e Conta-Almirante, ao lado de suas famílias e amigos foram festejados durante prestigiado evento no Clube Naval de Brasília neste mês de abril.





A sociedade de Brasília aplaude a dignidade, a honra, a dedicação e o trabalho dos valorosos militares que garantem a defesa da pátria, proporcionam a segurança na navegação interna e externa e protegem os mais de 8.500km da nossa fronteira, sob o comando e dinamismo do Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior.



Os integrantes da Marinha do Brasil representam a peça chave da engrenagem que movimenta a Instituição. Pessoas que trabalham com dedicação, empenho e profissionalismo e que dão suporte para o êxito das missões perante i imediatismo do século XXI.















