Met Gala 2019 – o desfile da ousadia, do inusitado e da produção sustentável

Todo ano na primeira segunda-feira do mês de Maio acontece no Metropolitan Museum of Art, em Nova York ,o esperado Met Gala, criado por Eleanor Lambert em 1948 com o objetivo de incentivar que os milionários de Nova York fizessem doações polpudas ao museu.

Em 2019, a festa que reúne seletos convidados, teve como tema um ensaio de 1964 da escritora e ativista Sunsa Sontag, o “Camp”. No trabalho, ela define o “camp” como o “o amor pelo não-natural: do artifício e do exagero”.

O chamado Oscar da Moda comandado por Anna Wintour, teve convidados poderosos como Gisele Bündchen e Tom Brady, Jennifer Lopez, Katy Perry, Jared Leto,Priyanka Chopra e Nick Jonas, Lupita Nyong’o, entre muitos outros – como Kim Kardashian e Cardi B, por exemplo, são assíduas na festa.
A top brasileira Gisele Bündchen, embaixadora da Boa Vontade pelo ‘Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente’, investiu em uma produção sustentável, joias Lynn Ban e mega-hair super longo. O vestido plissado com ares romântico, foi criado pela designer italiana Maria Grazia Chiuri para a Dior.

Para o evento referenciado a moda, a gaúcha Gisele escolheu um vestido plissado e com decote generoso. Ao lado do marido o esportista Tom Brady, a top foi muito disputada pelos fotógrafos.”Sim, fashion pode ser lindo e sustentável. Obrigada, Maria Grazia Chiuri, e a todo time Dior por fazer meu vestido sustentável”, declarou a gaúcha Gisele Bündchen .
Lady Gaga, uma das anfitriãs do baile do Met 2019, expert em looks exóticos, elegeu um vestido Brandon Maxwell que se transformava em quatro looks, cada vez mais ousados. As cores alternavam entre rosa shock e o preto, fazendo um contraste interessante e surpreendendo a todos com sua chegada transcendental.

A cantora chegou com um modelo pink épico bem dramático com uma cauda imensa que cobria parte da escadaria da entrada do museu e foi tirando as peças ao longo do percurso da entrada do baile em Nova York. A maquiagem de Gaga foi bem marcante, com cílios postiços exagerados e batom pink, que voltou a ser hit da temporada.
A festa 2019 foi comandada por Ana Wintour, teve co-apresentação de Alessandro Michel, Harry Styles, Serena Williams e Lady Gaga.
Os anfitriões chegaram cedo para recepcionar os convidados. Foram muitos looks extravagantes e dramáticos no pink carpet do evento. Esse apelo pelo exótico e pelo diferente é uma forma de liberdade de mostrar que dá para sair do comum e se aventurar em novos looks e novas escolhas.

Na moda, o camp gira em torno de looks propositalmente irônicos, engraçados, fantasiosos, teatrais – e, vez ou outra, até considerados cafonas. O evento foi um desfile de tudo isso e deu o que falar. Na internet gerou diversos memes divertidos.
Após o baile, a exposição “Camp: Notes on Fashion”, estará aberta ao público de 09 de maio a 08 de setembro deste ano. O curador-chefe do Instituto de Moda do MET Andrew Bolton, informou que a exposição vai abrigar cerca de 200 itens de arte e moda, datados do século 17 aos dias atuais, que obedecem ao conceito “Camp”.


