Câmara realiza Sessão Solene pelos 25 anos do Instituto Ayrton Senna

Sessão Solene 25 anos do Instituto Ayrton Senna - Viviane Senna, governador  Paco Britto e deputado Carlos Tito - Bernadete Alves

O Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, foi palco na manhã desta terça-feira, da Sessão Solene em homenagem aos 25 anos do Instituto Ayrton Senna. A solenidade foi presidida pelo deputado Carlos Tito Marques Cordeiro, do AVANTE/BA e contou com a presença da presidente do Instituto, Viviane Senna, de Paco Britto, governador em exercício do Distrito Federal e do presidente do Conselho Nacional de Educação, Luiz Roberto Liza Curi, entre outros convidados.

Sessão Solene em homenagem aos 25 anos do Instituto Ayrton Senna -deputado Carlos Tito - Câmara dos Deputados -  Bernadete Alves
Deputado Federal Carlos Tito, autor da homenagem ao Instituto Ayrton Senna

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, encaminhou mensagem alusiva aos 25 anos do Instituto que leva o nome do brilhante piloto. “Ayrton Senna iluminou o país a partir de seu cockpit, mostrando que é possível vencer qualquer obstáculo com força de vontade e explorando o talento ao máximo. Ele sonhava com o dia em que todos os brasileiros pudessem sair vitoriosos no que quisessem ser e mostrou que a vitória, qualquer vitória, está ao alcance de todos”.

Sessão Solene em homenagem aos 25 anos do Instituto Ayrton Senna  na Câmara dos Deputados -  Bernadete Alves

Há 25 anos morria de maneira trágica o maior ídolo brasileiro do automobilismo: Ayrton Senna da Silva. O mito Senna está eternizado na vida de crianças, adolescentes, adultos e de uma nação. Por meio do Instituto ele se faz presente e pulsa mais vivo gerando esperança e transformando a vida de milhares de brasileiros por meio da educação.

Aplaudir o trabalho realizado por Viviane Senna, por meio do instituto é um dever para quem valoriza a educação de qualidade. A Câmara dos Deputados presta esta homenagem em um momento muito significativo para a educação do país.

Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, durante sessão solene na Câmara dos Deputados - Bernadete Alves
Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, durante Sessão Solene na Câmara dos Deputados

A presidente do Instituto Ayrton Senna, a irmã do piloto, destacou a importância da educação de qualidade. “Como família, resolvemos plantar essa semente que Ayrton deixou e não teve tempo de plantar pessoalmente”, declarou emocionada Viviane Senna.

Viviane disse que todos tem talento e que a diferença está na oportunidade de demonstrar esses talentos. “A mais importante das oportunidades é a educação. Nós ainda estamos fazendo um país para poucos. A má qualidade de ensino é um exterminador do futuro das crianças”, assegurou a presidente do Instituto Ayrton Senna.

Viviane Senna falou que a entidade tem sido uma importante ferramenta para ajudar o Brasil a diminuir as desigualdades sociais, ao oferecer oportunidades para o desenvolvimento de cerca de dois milhões de brasileiros em mais de 1.300 municípios. “O reconhecimento pelo trabalho é internacional, como demonstra a chancela de Cátedra de Educação e Desenvolvimento Humano, concedida pela Unesco, entre outros”.  Segundo Viviane, o instituto forma centenas de professores por ano, além de atender 1,5 milhão de alunos pelo país.

Sessão Solene 25 anos do Instituto Ayrton Senna -governador Paco Britto - Câmara dos Deputados -  Bernadete Alves
Governador Paco Britto, na Sessão Solene em homenagem aos 25 anos do Instituto Ayrton Senna, na Câmara dos Deputados

O governador em exercício Paco Britto, destacou a importância do trabalho do  Instituto Ayrton Senna para as futuras gerações. “O Instituto mantém vivas as maiores qualidades de Ayrton Senna: a resiliência, o brilho, o foco, a vontade de vencer. Em 25 anos, já foi capaz de modificar para melhor a vida de milhões de brasileiros, preparando as novas gerações para o futuro por meio da educação; oferecendo a elas as ferramentas para enfrentar um mundo em constante transformação”, declarou o governador Paco Britto.

Sessão Solene 25 anos do Instituto Ayrton Senna - Viviane Senna, Paco Britto e deputado Tito - Bernadete Alves
Viviane Senna, governador Paco Britto e deputado Carlos Tito, na Câmara dos Deputados

O tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna  morreu no dia 1° de maio de 1994, resultado de uma colisão violenta, na sétima volta do GP de San Marino, na Itália. 25 anos depois permanece vivo na memória de todos os seus fãs.

As homenagens ao Instituto Ayrton Senna continuam. Hoje às 23 horas, o programa Impressões, da TV Brasil. A jornalista Roseann Kennedy  entrevista Bianca Senna, sobrinha do tricampeão mundial de Fórmula 1. A diretora do Instituto vai destacar as lições de vida do tio.

Roseann Kennedy e bianca_senna - Programa Impressões - TV Brasil - Bernadete Alves
Jornalista Roseann Keneddy entrevista Bianca Senna, programa Impressões, TV Brasil

“Você pode mudar uma realidade, pode dar oportunidade para uma pessoa, fazer uma criança se desenvolver plenamente, eu acho que é a coisa mais bonita que você pode fazer na vida. Não tem nada mais importante e inspirador que isso”, declarou Bianca durante a entrevista.

Bianca dá um recado para quem está desanimado com os rumos de sua vida. “Acelera na vida em descobrir o que você é, o que você gosta, no que você é bom e corre atrás”.