Brasil vence nos pênaltis e conquista nona taça no Torneio de Toulon

O Brasil conquistou o Torneio Maurice Revello, antigo Torneio de Toulon, na França, ao vencer o Japão nos pênaltis, ontem na França. A Seleção brasileira sub-23 empatou em 1 a 1 no tempo normal e nos pênaltis o goleiro Ivan defendeu a última cobrança garantindo a taça para o Brasil para a alegria do técnico André Jardine.

O time comandado por André Jardine apresentou um futebol dominante e competitivo.Venceu a França por 4 a 0, venceu a Guatemala também por 4 a 0 e o Catar por 5 a 0. E nas semifinais venceu a Irlanda pelo placar de 2 a 0. O Brasil foi para a final invicto.

Douglas Luiz, ex-Vasco, contratado pelo Manchester City, mas que disputou a temporada passada pelo Girona, levou o prêmio de melhor do Torneio de Toulon.

O zagueiro e capitão Lyanco fez um campeonato seguro e recebeu o prêmio de segundo melhor jogador da competição. Lyanco, zagueiro brasileiro do Torino, emprestado ao Bologna, foi o segundo na eleição, e o japonês Tanaka, o terceiro. O atacante do RB Leipzig, Matheus Cunha, foi o artilheiro do certame com quatro gols na rede. Matheus marcou contra Irlanda, França e Catar.
Além disso, jogadores como Matheus Henrique, do Grêmio, Antony, do São Paulo, Pedrinho , do Corinthians, e Ivan da Ponte Preta , tiveram um desempenho espetacular e foram parte fundamental do esquema montado pelo técnico André Jardine.

O trio articulou as melhores jogadas no confronto mais competitivo que a seleção brasileira teve no torneio. O atacante tricolor, Matheus Henrique, foi o autor do gol no tempo normal.

“Conquista muito importante. Sempre bom começar a trajetória com títulos e estou muito feliz por esse primeiro com a Seleção. Foram jogos difíceis e a união do grupo prevaleceu para que saíssemos com a taça. Consegui ajudar com passes, gol e assistência e, agora, é descansar para fazer um bom retorno com a camisa do Grêmio”, afirmou o volante gremista Matheus Henrique, durante coletiva.

O torneio da França é uma vitrine para os jogadores. Entre os que foram “descobertos” estão nada mais nada menos que Cristiano Ronaldo, que defendeu as cores de Portugal, Hristo Stoichkov, da Bulgária e Zinedine Zidane, da França. Atletas vencedores da Bola de Ouro.

Pelo Brasil passaram pelo famoso torneio os campeões do mundo: Taffarel, Cafu, Leonardo, Roberto Carlos, Jorginho, Mazinho, Dunga e Kaká. Outros grandes jogadores de destaque no cenário brasileiro e mundial também disputaram a competição como Dani Alves, Alisson e Diego.
A seleção da França, anfitriã do campeonato, é a maior campeã, com 12 títulos. Depois vem o Brasil, agora com nove conquistas, Inglaterra, com sete, Portugal e Colômbia, que já venceram em três oportunidades cada.
Parabéns Brasil Sub-23 pelo título. Que venham outros. A meta agora é o ouro olímpico. O primeiro passo já foi dado.